Shark Week!!!

Amanhã começa....SHARK WEEK!!!
Foto: Prédio da sede do Discovery Channel pronto para Shark Week
Shark Week é um programa na Discovery Channel, que existe desde 1987. É uma semana todinha de programação dedicada ao senhor dos mares: o TUBARÃO!!! 

Pode ser completamente bizarro, mas eu adoro Shark Week! Mesmo tendo um pavor mortal de tubarões (motivo pelo qual eu não entro no mar quando não consigo ver o fundo...e não, não importa se estou numa região que não é habitat natural do bichano...) acho o tubarão um animal super mal-entendido e por isso gosto de Shark Week. Apesar da programação mostrar cenas sensacionalistas de ataques, grande parte da semana é dedicada a documentários sobre como os tubarões contribuem para o ecosistema marítimo e como estão sendo ameaçados por mudanças no habitat oceânico e também pela prática de pesca, que é a maior inimiga dos tubarões. Anualmente, se estima que 100 milhões de tubarões são mortos, e vinte espécies (são mais de 300 no total) correm o sério risco de desaparecer, devido à pesca intensiva e finning (quando se corta apenas a barbatana do animal para venda e depois o devolve para o mar, aonde o tubarão sofre uma lenta morte, pois não consegue mais nadar e acaba afundando...) 

Pode parecer bobagem, mas dado que  tubarões são os predadores no topo da cadeia alimentar,  eles são responsáveis por exercer um papel fundamental no ecosistema marítimo, e com a queda em seus números, o ecosistema está em risco... 

Tenho pesadelos com Jaws desde 1993 (inclusive, um dos pesadelos se repetia constantemente quando era criança...o tubarão chegava até a me perseguir na areia...horrível!), mas acho super importante parar de vilanizar o tubarão e mudar o estigma negativo que esses animais têm, pois no final das contas, nós somos uma ameaça muito maior ao ecosistema marítimo do que os tubarões são para nós.

Que tal começarmos a mudar essa visão?
Vídeo remotamente fofo da famosa encantadora de tubarões...

Labels: ,