Dúvida...

Essa semana darei uma aula sobre o Brasil (especificamente sobre o desenvolvimento político do Brasil nos últimos 20 anos). Uma das coisas que tenho que escolher para a aula é a trilha sonora...Como assim?!

Bem, sabe aquele momento no comecinho da aula, enquanto os alunos estão chegando e sentando? Então, o professor da matéria gosta de colocar uma música (video no Youtube) durante esse momento, assim os alunos já vão ficando quietos, prestando atenção para a frente da sala, e quando termina o clip, eles já sabem que a aula vai começar. A música sempre tem uma conexão com a matéria, o que é bastante difícil, já que a matéria é "Introdução a Política Comparativa." Por exemplo, na aula sobre países comunistas (China e União Soviética), tocou o "Internationale," o hino do comunismo.

A versão original é em francês, mas coloquei a versão em português aqui. Na aula mostramos a versão em inglês. 


Na aula sobre Inglaterra (democracia avançada), tocou "London Calling," do The Clash.


E aí que vem a minha grande dúvida: que música eu escolho para a minha aula sobre Brasil?!  Não encontrei nenhuma música relevante que tenha tradução em inglês, o que é um problema para os meus alunos gringos...Aí pensei em talvez chutar o balde, e colocar Aquarela Brasileira, pois além de ser um samba lindo, o vídeo do youtube que encontrei tem imagens belíssimas do Brasil, que mostram a diversidade do país...(e aí começaria minha aula falando sobre a heterogeneidade e desigualdade regional do Brasil)


Outra possibilidade que pensei foi colocar Mas Que Nada, pois vários alunos conhecem a versão do Black Eyed Peas com o Sergio Mendes...inclusive um aluno até sugeriu passar o clipe do Black Eyed Peas, mas esse clipe parece mais um baile de salsa e hiphop do que de samba...Se for Mas Que Nada, acho que o clipe legal seria esse aqui do comercial da Nike de 1998, pois tem a música, mostra o futebol e a globalização (NIKE!) e ainda consigo falar sobre o impacto que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 terão no desenvolvimento do país. O problema é que esse clipe é bem curtinho...e na próxima aula (sobre África do Sul) vamos mostrar um clipe do hino da Copa desse ano e pode ser que fique muito futebol...


Alguém tem uma sugestão?! Qual vocês preferem?


Update 26/10: Acabei escolhendo Aquarela Brasileira! Espero que meus alunos gostem...

Labels: , ,