Save the o que?!

Obs: Para quem lê o blog da Tathy, esse post vai parecer copiado...mas prometo que não copiei não...ele já estava programado...(Tathy, desculpa...)

O save the date (ou "reserve a data") é, na verdade, um pré-convite. 

É uma tradição relativamente moderna, que está se tornando cada vez mais comum. Aqui nos Estados Unidos (e também na Europa) é bem normal receber save the date. Na verdade, quando você recebe a notícia que um casal de amigos ficou noivo, você já fica no aguardo do save the date. No Brasil, tenho a impressão de que é uma prática ainda um pouco rara...que as vezes chega até a confundir alguns convidados (principalmente os mais velhos, não tão antenados nas últimas tendências casamentícias...) 

Acho meio desnecessário mandar save the date para convidados locais (minha opinião, tá?), dado que o convite de casamento ja é enviado com um mês de antecedência (que eu acho bastante tempo para se programar). Além disso, os convidados que realmente estão interessados em comparecer no dia do casamento (família próxima, amigos do peito, etc) provavelmente já estão por dentro dos planos e já tem conhecimento da data antes mesmo de receberem o convite...pelo menos eu sou assim com casamentos de amigas que realmente quero ir...

Apesar de achar o save the date desnecessário para convidados locais, ele é super útil para convidados que residem em outra cidade/país, pois assim podem se preparar (guardar dinheirinho, planejar férias, comprar passagem, etc) para o casamento. Para que isso possa acontecer, o ideal é enviar o save-the-date no mínimo uns seis meses antes da data (entre 6-9 meses de antecedência). 

O legal do save the date é que ele não precisa ser um convite formal. Na verdade, quanto mais divertido e único, melhor! Assim dá bastante espaço para expressar a criatividade e se divertir! 

O save the date pode ser:
Um calendário
Missprintdesign, Etsy

Um marcador de livros
Martha Stewart


Foto no estilo "cabine"

Um cartão postal
Beyonddesign, Etsy


Um email 
Save the date da minha irmã

Ou até um vídeo

Save the date {Ju+Helton} from Marina Lomar on Vimeo.

Labels: