A eficiência da troca

Com todos os problemas que reclamo dos EUA e dos americanos, uma coisa eles fazem (e bem!). Eles são muito eficientes, principalmente quando o assunto é compras!

Exemplo americano 1:
Minha irmã, antes do casamento dela, comprou vááárias peças na Victoria's Secret, tudo pela Internet e mandou entregar aqui em casa. Foi tudo direto para minha mala. Chegando no Brasil, ela descobriu que não curtiu algumas peças (juro que tinha um sutiã com tanto enchimento, mas tanto enchimento, que não tinha espaço para o próprio seio!) Foram para a pilha de: "DEVOLVE!" Chegando aqui em DC, coloquei tudo em um envelope no correio, com a própria etiqueta da Victoria's já pagando o retorno, e pronto: peças devolvidas, dinheiro reembolsado no cartão.

Sonho de consumo: Manolo Blahnik Sedaraby em vermelho!!! 
Exemplo americano 2: 
Todo mundo sabe que sou louca por sapatos e por vermelho. Resultado: no meu casamento, já que não usarei vestido vermelho, vou de sapatos vermelhos! (o Thiago já sabe disso há milênios, e mesmo se não soubesse, muito provavelmente adivinharia isso, logo, não é surpresa...) Estou desde setembro procurando "O" sapato vermelho perfeito online. Achei dois na Nordstrom.com. Mas sabe como é, né?! Meu pé é meio enjoado, as vezes é 37, as vezes é 36,5 (aqui tem números intermediários de sapato...) Qual foi a solução?! Ué, comprar os dois modelos, nos dois números! Chegaram no correio direitinho, uma semana depois do pedido. Coloquei os quatro modelos no pé. Gostei de um, fui na loja (pertinho aqui de casa), e devolvi os outros três. Reembolso na hora! Reparem que eu comprei pela Internet, mas devolvi na loja mais conveniente, perto de mim.

Agora vamos para o exemplo brasileiro:
Minha irmã ganhou várias peças mega fofas no chá de lingerie dela. Várias peças lindíssimas eram da Miss Victoria e da Verve, que não conhecia (super recomendo uma visita a essas lojas! Não são baratinhas, mas para uma ocasião especial, vale a pena!) Enfim, algumas peças que ela recebeu não cabiam nela, não ficaram legal, etc. Foram para a pilha da troca. Fui com ela antes do casamento na Verve e na Miss Victoria do Leblon...ao chegarmos lá, crentes que poderíamos fazer a troca, nossa surpresa: as lojas só trocam as peças que foram compradas naquela mesma loja, não na franquia!!! Como algumas das peças foram compradas na Verve do Shopping Gávea, não conseguimos trocar na Verve do Leblon! Inacreditável, né?! Resultado, não conseguimos trocar tudo...ela precisa ir nas outras franquias para o trocar o resto...Ah, e além do mais, para efetuar a troca, minha irmã só faltou assinar um contrato, pois teve que dar CPF, endereço, telefone, mil dados, etc. Agora me diz, mega ineficiente, né?! São nesses momentos que fico muito incomodada (e principalmente frustrada!) com o serviço e atendimento ao consumidor no Brasil...

Labels: ,