Almond milk


Recentemente (tá, semana passada) eu descobri leite de amêndoas. Na verdade, já tinha visto leite de amêndoas em vários supermercados, mas nunca tinha comprado nem experimentado. Aí, semana passada, fazendo as primeiras compras do ano, resolvi comprar e provar (dado que leite desnatado e leite de soja sabor baunilha estavam em falta no supermercado...)

Comprei a marca do próprio Trader Joe's, e achei uma delícia!!! Super cremoso (até mais cremoso que leite integral), bem mais saboroso do que leite de soja sabor baunilha (que eu gosto bastante), e dá de 10 a 0 no leite desnatado.

Além do sabor delicioso e consistência bem cremosa, o leite de amêndoas tem vários benefícios. Cada copo tem 40 calorias (leite desnatado tem 80 calorias por xícara), ZERO colesterol, e não tem lactose. O leite de amêndoas tem bastante zinco, e por isso é considerado um estimulante para o sistema imunológico. O leite de amêndoas também tem mais cálcio do que o leite de soja (apesar de ainda perder para o leite de vaca). Apesar do leite de amêndoas ter menos cálcio do que o leite de vaca, ele é bem mais saudável quando a preocupação é o nível de gorduras do leite, pois o leite de amêndoas é pobre em gorduras saturadas, e mais rico do que o leite de vaca em gorduras insaturadas (as gorduras "boas"). Inclusiva, a gordura "boa" do leite de amêndoa (que é riquíssima em ômega 3 e 6) é essencial à saúde do coração, pois ela limpa o LDL e aumenta o HDL (bom colesterol). 

Já provei o leite de amêndoas puro (yummy!), com cereal, aveia, com café (delícia!), mas ainda não experimentei substituir o leite de vaca por leite de amêndoas em receitas, mas acho que, para doces, a substituição é perfeita! (talvez em receitas de salgado a substituição não seja ideal, pois até o leite de amêndoas sem sabor deve ser um pouco mais doce naturalmente do que o leite de vaca). 

Ah, é possível fazer leite de amêndoas em casa (vi várias receitas no google), mas a seleção das amêndoas é importantíssima nesse processo. Sendo assim, vou continuar a comprar a versão já pré-fabricada no supermercado. Não sei se no Brasil temos leite de amêndoas com facilidade (nunca procurei...) mas para aqueles que não podem tomar leite (intolerantes à lactose) e que não gostam de leite de soja, o leite de amêndoas é uma deliciosa alternativa! 

Labels: