MLK Jr Day

Hoje é Martin Luther King, Jr. Day aqui nos EUA. É um feriado federal, que hoje comemora seus 25 anos. A data comemora o aniversário do Martin Luther King, Jr., que, apesar de ser no dia 15 de janeiro, é celebrado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro com um feriado.

Martin Luther King (para quem não sabe) foi um dos principais organizadores e líderes do movimento dos direitos civis aqui nos EUA. Com sua campanha de não violência, ele organizou e liderou marchas para conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim da descriminação e outros direitos civis básicos para a população afro-americana na década de 60 (até hoje me impressiona que há menos de cinquenta anos esse tipo de descriminação ainda era comum...)

Devido aos seus esforços e sua contribuição ao movimento dos direitos civis aqui nos EUA, Martin Luther King foi o "Homem do Ano" da Time em 1963, e em 1964 foi o mais jovem recipiente ao prêmio Nobel da Paz. Nesta mesma época (1964 e 1965) os Estados Unidos aprovaram a Lei de Direitos Civis e a Lei de Direitos Eleitorais, garantindo igualdade entre raças perante a lei.

Aqui em Washington o mês começa com pequenas comemorações lembrando o trabalho de Martin Luther King. Tem um concerto no Kennedy Center em sua homenagem, exposições especiais sobre o movimento de direito civis nos museus do Smithsonian, um festival de documentários sobre o tema, e várias missas, já que Martin Luther King era pastor. Agora, a comemoração que acho que deve ser mais bonita é a leitura da famosa "I Have a Dream" no Lincoln Monument feita por crianças. Há dois anos que tento assistir essa comemoração, mas não consigo :(

O famoso discurso "I have a dream"("Eu tenho um sonho") foi realizado no dia 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial durante a Marcha para Igualdade e Empregos, para um público de mais de duzentas mil pessoas. O discurso foi eleito "O" melhor discurso do século 20 por acadêmicos, e acho que até hoje, quase cinquenta anos depois, sua mensagem continua sendo relevante, não somente aqui, mas em vários cantos do mundo, e não se aplica somente aos afro-americanos, mas às mulheres iranianas, aos negros no Sudão, aos norte-coreanos, e aos birmaneses, entre vários outros.
Impressionante, né?!
Tentei procurar um vídeo completo legendado, mas não achei. Encontrei só esse que tem a parte "mais famosa" do discurso.

Para aqueles que quiserem ver o discurso completo (em inglês), aqui o vídeo na íntegra. Não canso de ver esse vídeo e escutar esse discurso, e até hoje, ainda fico arrepiada...


Labels: ,