Viajando com seu pet: parte 1

Vira e mexe me perguntam se é fácil viajar com a Poli, já que a bichinha tem mais milhas do que muita gente...

Viajar com seu melhor amigo pode ser bem simples (se você o acostuma a viajar desde cedo) ou pode ser um verdadeiro pesadelo (para você e os outros passageiros...)

Primeiro, você precisa ter certeza que seu cãozinho pode viajar. Isso significa ir ao veterinário e pegar a documentação correta (ou seja, declaração do veterinário que seu cão tem as vacinas necessárias, está saudável, livre de parasitas, e em alguns casos, tem o chip de identificação). Para saber quais são os documentos necessários, vale a pena ligar para o Ministério da Agricultura no aeroporto e perguntar, pois os documentos variam entre destinos. Para os EUA, não precisa de chip, por exemplo, basta só a vacina anti-rábica, mas o veterinário ainda tem que afirmar no certificado de saúde que o cachorro está livre de miíases (sei lá o que é isso...) Se o destino for internacional, você ainda tem que levar o certificado no Ministério da Agricultura no próprio aeroporto na véspera para eles autenticarem o documento. Se o destino for doméstico, basta só a declaração do veterinário (isso no Brasil, tá?)

Depois de ter todos os documentos veterinários e ter feito a reserva para o seu cão na companhia aérea, você precisa ter a bolsa certa para viagem. A marca que recomendo é a Sherpa, que é bem espaçosa e dura bastante tempo. A bolsa existe em três tamanhos. Para vôos domésticos, a bolsa média é a maior que cabe na maioria dos aviões. Já para vôos internacionais, a bolsa grande cabe na frente do assento, mas é um pouco mais difícil de "encaixá-la" abaixo do assento...(eu acabo colocando a bolsa no meu pé e cobrindo com um cobertor, assim fica parecendo que estou cobrindo minhas pernas, e as aeromoças não reclamam que a bolsa deveria estar literalmente abaixo do assento...)
Essa daqui é a bolsinha da Poli :)
Durante o vôo, é melhor sempre ter algum brinquedinho para o seu cãozinho. Eu sempre viajo com um osso novinho em folha, o ursinho da Poli, um osso de plástico e uma meia usada (tá, é meio eca, mas ela gosta...) O osso eu só dou na hora do vôo, para ela se distrair e ficar quietinha.

Também é bem importante tentar acostumar seu cãozinho a bolsa de viagem. O ideal é ter a bolsa perto de você em casa no início, por exemplo, no chão pertinho do sofá enquanto você assiste TV, para o bichinho se sentir confortável dentro da bolsa. A Poli gosta tanto da bolsinha dela, que vira e mexe ela fica lá dentro, principalmente quando estou prestes a sair de casa, como quem diz "Me leva junto!"

Poli dentro da bolsinha em casa enquanto eu me arrumo para sair...
Esse olhar parte meu coração!

A Poli está tão acostumada a viajar na bolsinha, que ela prefere ficar dentro da bolsa do que no meu colo (ela só gosta de sair da bolsa na hora da decolagem e aterrisagem). Porém, algumas vezes já viajei com a Poli no colo. Nesse caso, é melhor sempre reservar o assento da janela, assim seu cachorrinho pode ficar mais "escondidinho" das aeromoças (não se deve tirar o cachorro da bolsa durante o vôo) e também é uma boa idéia cobrí-lo com o cobertor/casaco/etc para dar uma disfarçada...

No próximo post, preparando para a viagem e idas ao banheiro...

Labels: , ,