Toddlers & Tiaras

Acho que todas brasileiras já ouviram falar do Miss Universo, Miss Mundo, etc... Afinal, quem não se lembra da injustiça de darem o Miss Universo para aquela magrela, sem sal da Riyo Mori ao invés da linda, maravilhosa Natália Guimarães (sim, acho a Natália Guimarães linda e maravilhosa, mesmo apesar do seu gosto duvidoso de escolher namorados...)

Até com pose tosca a Natália dá um banho de beleza na Riyo...

Agora, o que imagino que nem todas saibam é que os concursos de Miss não são exclusivos para "moças." Aqui (principalmente no sul dos EUA) os concursos de beleza (conhecidos como "beauty pageants") são BEM populares entre crianças...quando falo crianças, quero dizer a faixa etária entre 3 meses e 12 anos (por incrível que pareça...) Esses concursos são famosos pelo "glitz" "sparkle" e qualquer adjetivo para descrever algo totalmente OVER!!! 
Glitz: os vestidos, a maquiagem, o cabelo, até bronzeamento artificial...

Esses concursos de beleza infantis fazem parte de uma indústria de cinco bilhões de dólares ao ano. Incrível, né?! E para participar nesses concursos, pais chegam a gastar cerca 5 mil doláres por concurso...afinal, o vestidinho pode custar várias centenas, as perucas e extensões (sim! perucas!) são de cabelo natural, o bronzeamento artificial não é de graça, os clareamentos dentais e as dentaduras são carinhos (sim! dentaduras...afinal, vc já viu criança ganhar concurso de beleza quando os dentinhos começam a cair?!) Isso sem falar nas luzes, alisamentos, tinturas e tratamentos para o cabelo, manicures e pedicures, e várias vezes, até depilação...tudo isso para crianças de até uns 12 aninhos!
O sonho de toda mãe: uma Barbie para brincar...NOT!
Alguém quer adivinhar a idade dela?

Ah, se sua filha compete de verdade, pode preparar para pagar quase mil doláres por competição para ter um técnico "acompanhando" e dando dicas de dancinhas e performance...Isso tudo sem falar que os concursos ainda requerem uma equipe de make, nem sempre são perto da residência das crianças (ou seja, dá-lhe milhas para vôos e pontos em hotel para a família), e ainda custam em torno de $100-$1000 para se inscrever...

Pessoalmente, eu não entendo essa história de concurso de beleza nem para adulto, quem dirá para crianças (apesar de confessar que, todo ano em agosto, fico torcendo para a Miss Brasil ganhar o Miss Universo...) Acho que deve ser algo cultural que explica a fascinação americana por essas mini-Barbies, porque EU não entendo (não vou nem entrar na hipocrisia de reclamarem da sexualidade brasileira a mostra no Carnaval quando, na minha opinião, colocar sua criança para participar de um evento desses é BEM pior...) 

Mas voltando ao ponto, a fascinação com esses concursos de beleza infantis é tanta que existem vários reality shows sobre eles. O mais popular se chama "Toddlers and Tiaras" e passa no TLC, mesmo canal de "O Vestido Ideal," etc. O programa é super, mega tosco, você fica morrendo de pena das meninas, e depois de assistir uns 2-3 episódios, dá para perceber um padrão: em 70% dos casos, as mães das crianças que competem são bem gordinhas e feinhas (tá, não serei gentil, obesas e acabadas mesmo!), e parece que vivem atráves da beleza de suas filhas...Enfim, o programa é muuuuito esquisito e dá uma sensação de "eca" que não sei bem explicar. 

Aqui algumas amostrinhas...(tudo em inglês, tá?) Não vou nem comentar sobre a "educação" dessas meninas...



E para divertir, o Tom Hanks zoando Toddlers and Tiaras com a filha dele...excelente!!! 

Labels: , , ,