Red Tape

Se tem uma coisa vermelha que detesto é "red tape."

Red tape é o termo em inglês para descrever burocracia daquelas BEM Burocráticas (com "B" maiúsculo mesmo!). Para ser bem acadêmica, red tape é a coleção de formulários e procedimentos necessários para obter a aprovação de algo burocrático, especialmente quando OPRESSIVAMENTE COMPLEXO e DEMORADO!

Ninguém sabe com certeza o primeiro uso de red tape, mas um dos primeiros registros do termo vem do século 16, quando Henrique VIII entregou ao Papa Clemente VII cerca de OITENTA petições para a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão. Clemente rejeitou o pedido de Henrique VIII, levando a separação da Igreja Anglicana. A pilha de documentos existe até hoje nos Arquivos do Vaticano, com cada petição lacrada com um selo vermelho, amarrado com a fita vermelha obrigatória.
Aqui o documento que levou a separação da Igreja Anglicana da Igreja de Roma
Fonte: Arquivos do Vaticano

Tá, e o que que red tape tem a ver comigo? (fora de ser da minha cor predileta...) O seguinte: se para casar no Brasil já é difícil estando presente no próprio país, imagina quando você não reside em território nacional?! MEGA burocrático!

Então o que você precisa se você mora no exterior e quer casar no Brasil?!

1o) (e mais importante) Uma BFF, amiga querida, madrinha do coração que topará ser sua procuradora e aceitará o programa de índio de ir ao cartório te representando.

2o) Uma procuração feita pelo Consulado brasileiro local, dando poderes a sua procuradora para dar entrada no processo de habilitação do casamento, com todos os seus dados pessoais, os do seu noivo, os da sua procuradora, e os dados do casamento (regime de bens, nome dos noivos pós-casamento, etc). A procuração tem que ser MEGA completa, viu?!

3o) Algumas lágrimas, charme e jeitinho brasileiro...porque o consulado de DC só aceita seu passaporte como forma de identidade, e esse será o documento de identidade constando na procuração. Só que o cartório no Rio pede o documento original, e nunquinha que dá para ficar sem seu passaporte no estrangeiro, logo, as lágrimas, charme e jeitinho para convencer a funcionária pública do consulado a fazer uma cópia autenticada do seu passaporte ali mesmo, na hora, pois normalmente cópia autenticada demora 5 dias utéis (Red tape!)

4o) Uma mãe organizada, que receberá TODOS seus documentos pelo correio (procuração, carteira de identidade, carteira de motorista, e CPF) e fará uma cópia autenticada de todos, pois o cartório pede certidão de nascimento, CPF, e RG, todos com cópias autenticadas (Red tape!) coisa que nunca entendi, porque para tirar RG, você precisa da certidão de nascimento, logo apenas um desses deveria ser necessário...e como muitas vezes na carteira de identidade consta o número do CPF, também não entendo porque ter o CPF separado...se a burocracia fosse racional, só o RG já bastaria.

5o) Uma declaração do pai da noiva, confirmando que o noivo reside na casa do sogro, porque quando um dos noivos reside em outro município, é necessária a publicação do edital no cartório do município de residência do noivo (logo essa lorotinha para evitar mais RED TAPE! )

6o) Duas testemunhas para comprovarem que a noiva e o noivo podem realmente casar pois não são polígamos...

7o) Uma tarde no cartório, aonde a BFF e o procurador do noivo darão entrada no processo de habilitação do casamento.

8o) 45 dias para a habilitação ficar pronta (RED TAPE!)

9o) Mais uma ida da BFF (santa alma!) ao cartório para buscar a habilitação e realmente marcar o casamento.


E se fossemos casar aqui, na terra do Tio Sam, o que precisaríamos?! (e sim, podemos casar aqui, mesmo não sendo americanos...qualquer um pode)

1o) Carteira de motorista dos dois noivos
2o) Formulário com o pedido de habilitação, devidamente preenchido
3o) Uma ida à prefeitura, apenas da noiva ou do noivo, munidos dos itens 1 e 2
4o) 3 dias úteis para a habilitação ficar pronta

Prontinho!

Nada de levar testemunhas, nada de ter que pegar TODOS os documentos possíveis registrando a sua existência, nada de esperar 60 dias para a habilitação ficar pronta, enfim, MUITO mais rápido e eficiente! Sem a tal da RED TAPE

Labels: , ,