E começa o Fall 2011

Não, não estou me referindo a coleção de Outono 2011, mas ao meu semestre. Pois é, estou de volta as aulas. E esse é meu último semestre EVER de aula! Nesse instante ouso até dizer que esse é meu último semestre de aula NA VIDA!!! (Depois de 20 anos de aula já chega, né?! E olha que não inclui jardim nem pré-escola nessa conta...)

Ok, tá até parecendo que tenho uma aversão enorme a sala de aula, mas cá entre nós, quem resolve se submeter a um doutorado é nerd mesmo e (em geral) se sente realizado numa sala de aula, levantando a mão compulsivamente para responder as perguntas do professor no melhor estilo Hermione Granger.
Hermione Granger: meu alter-ego mágico.
Ou seja, mesmo com a sensação de alívio que esse será meu último semestre de aula, ainda sinto uma certa empolgação. Sabe aquele friozinho na barriga do primeiro dia de aula no colégio? Juro que até hoje sinto isso (claro que foi diminuindo ao longo dos anos, né? Afinal nunca mais passei a noite em claro de tanta ansiedade que nem na véspera da sexta série em 1993...)

ADORO o primeiro dia de aula, com as ementas de aula novinhas, cheias de livros e artigos que ainda serão lidos e discutidos e o caderno novinho, virgem, com suas páginas branquinhas aguardando serem preenchidas (ok, hoje em dia quase nem tenho caderno pois tudo vai direto no laptop, mas a aula de estatística ainda é no papel).

Então vamos lá, quais matérias farei esse semestre? Apenas duas: Análise de Dados Longitudinais (Carol, essa é para você!), que é uma matéria de estatística, para aprender a manipular usar e interpretar séries temporais; e Design Sistemático de Pesquisa (juro que a tradução é essa). Supostamente essa matéria serve para (o que tiver entre aspas deve ser lido com um tom de voz bem acadêmico, científico e sério, tá?!) "examinarmos o processo de gerar questões de pesquisa e a concepção de estratégias adequadas para recolhermos dados empíricos." No término da matéria, deverei ter adquirido "ferramentas adicionais para embarcar na investigação sistemática em ciência política." Entendeu? Não?! Nem eu! Mal posso esperar... 

Labels: