Madeleines em homenagem a minha irmã

Entre 1997 e 2008, toda santa vez que meus pais iam a Nova York, nós íamos jantar em um restaurante francês que (durante muuuitos anos) era o nosso preferido na cidade. Tinha viagens que até comíamos lá umas duas vezes praticamente seguidas, ao ponto dos garçons nos reconhecerem e termos o "nosso" maître de sempre (a Yvonne) nos atender. Ir à Nova York era praticamente sinônimo de jantarmos lá...inclusive, já saímos do Rio com a reserva de jantar feita!


Quando me mudei para a cidade em 2000, fui com minha mãe assim que cheguei, em agosto de 2000, mas como o restaurante era caro, desses bem "de gente grande," que só entra homem de terno (sério!), não dava para euzinha, estudante da graduação com cara de menina de 15 anos, frequentar. 

Até que em janeiro de 2001, quando minha irmã foi me visitar, meus pais nos "autorizaram" a fazer uma certa extravagância e irmos jantar lá. Minha mãe ligou para o concierge de um hotel que nós conhecíamos e ele fez a reserva para a gente (nesse restaurante, não é fácil conseguir reserva...) Minha irmã e eu nos emperequetamos todas e uma bela noite fria, nevando em janeiro, fomos jantar no Daniel. Observação: eu mal tinha 18 anos e a Kaka ainda tinha 15 aninhos. Imagina a cena: duas meninas, sozinhas, sem adultos, jantando num espaço gourmet de Nova York, tirando a maior onda! 
Foi o jantar mais inesquecível da minha vida! 

Dá para imaginar duas meninas adolescentes nesse ambiente?! Cena hilária, né?!

O auge do jantar foi quando trouxeram as madeleines e os petit fours após a sobremesa. Para mim, essa sempre foi uma das melhores partes de jantar lá. Tanto que falamos para os meus amigos que levaríamos alguns desses docinhos para eles. Mas como?! (Afinal, restaurante francês chique não tem quentinha, né?!) 
Petit fours são docinhos que acompanham o café/chá. É considerado cortesia e cada mesa normalmente ganha 1-2 bandejinhas com petit four para dividir. ÓBVIO que lá em casa sempre sai briga, pois essa história de dividir doce é coisa de comunista, né?! Acho que por isso que gosto tanto do Thiago: ele NUNCA faz questão de comer os docinhos...

Solução: logo antes desses docinhos chegarem, eu fui no banheiro e forrei a base da minha bolsa com papel toalha (lembra as bolsas "saco" que fizeram o maior sucesso no final da década de 90? Elas eram perfeitas para isso). 
Era essa mesma que tinha. Um ex-namorado me deu de presente essa bolsa da Vitor Hugo, que eu nunca achei bonita, mas sabia que era "de gente grande" e achava chique, então foi com ela que fui jantar...
Ah, essa foto eu peguei aqui.

Voltei para a mesa, e "discretamente," minha irmã e eu tacamos os docinhos e as madeleines para dentro da bolsa. Super chique, né?! (minha mãe só faltou morrer de vergonha quando contamos essa história para ela...ela, que achava que tinha duas filhas mocinhas, elegantes e bem comportadas, criou duas meninas esfomeadas que resolvem esconder comida na bolsa para levar de quentinha que nem aquela tia mal-educada que rouba todos os docinhos da mesa antes da festa começar...) Bem, pelo menos nossos amigos gostaram das "lembrancinhas" que trouxemos para eles...

Agora que já contei a introdução da história, vamos para a parte que importa: as madeleines do Daniel Boulud! 
Elas vêm assim mesmo, embrulhadinhas em um guardanapo para não perderem o calor. DELÍCIA!!!

Eu AMO as madeleines quentinhas, que acabaram de sair do forno e que derretem na sua boca do  Daniel. São maravilhosas!!! É praticamente impossível não pedir mais...São as melhores madeleines que já comi na vida! Minha irmã também é louca por elas, e há alguns anos, ela me pede para fazer madeleines para ela. Eu comprei a forminha de madeleines há uns 2-3 anos, mas nunca tinha feito. Aí ontem, como tive uma festinha com amigos para abrirmos a temporada de festividades, resolvi me arriscar. Por sorte, encontrei na web a receita das madeleines do próprio Daniel Boulud. Nem preciso falar que ficaram maravilhosas, né? Claro que não ficaram iguais às do restaurante, mas deu para quebrar o galho. 

E aí Kaka, o que você acha? Amanhã coloco o passo-a-passo com fotos para vc fazer em Barcelona. Prometo que é beeeem fácil :) 

Labels: , , , ,