The Artist

No fim de semana passado, Thiago e eu fomos no cinema assistir "The Artist" (em português é "O artista" mesmo). Filme MARAVILHOSO!!! Não é à toa que o filme já ganhou prêmios em Cannes, nos Golden Globes e está concorrendo à DEZ Oscars (incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator).

O filme retrata Hollywood entre 1927 e 1932, quando o cinema mudo se torna algo antiquado com a criação dos "talkies" (cinema falado). Nessa época, vários grandes artistas do cinema mudo são ultrapassados por atores do cinema falado, inclusive o personagem principal, George Valentin, que era o queridinho de Hollywood até os "talkies" começarem e ele se tornar fora de moda. A medida que Valentin vai decaindo e vendo sua vida glamurosa ir a falência, Peppy Miller, uma atriz jovem, se torna uma estrela dos talkies, a mais nova queridinha de Hollywood. "O artista" tem elementos que lembram muito "Cantando na Chuva" e "Crepúsculo dos Deuses" (Sunset Boulevard). É impossível não fazer comparações entre George Valentin, que possui o charme de Don Lockwood e ao mesmo tempo, a decadência de Norma Desmond.


O filme é cheio de emoções (eu chorei, dei gargalhadas, fiquei tensa...senti tudo que um bom filme deveria fazer você sentir). A cena do George Valentin se olhando no reflexo do vidro, usando um smoking, partiu meu coração...

Uma das coisas que mais gostei do filme foi a atuação, que é impecável!  Como o filme é mudo, a história depende muito mais nas expressões dos atores, e todos são MUITO expressivos! O ator principal (Jean Dujardin) é fenomenal, uma mistura de Gene Kelly, Fred Astaire e Sean Connery (ele tem um elemento meio sedutor de Sean Connery...e sim, sei que Sean Connery tem idade para ser meu avô, mas para mim, ele sempre será o homem mais charmoso que existe. Basta um olhar do Sean Connery para minhas pernas ficarem bambas...)

Jean Dujardin faz uma interpretação tão perfeita para cinema mudo, que até passa a impressão que ele nasceu na época errada, pois em 1920, ele seria um dos maiores galãs de Hollywood!
Sério, não é muito galã 1920?  

Ah, e além de ser um filme com um roteiro excelente e uma atuação fantástica, não poderia deixar de mencionar o Uggie, o cão-ator mais fofo (e mais talentoso!) dos últimos tempos, que arrasa no papel do companheiro fiel de George Valentin.

Uggie fez tanto sucesso em "The Artist," que ganhou até uma campanha "Consider Uggie" para que ele seja mencionado no Oscar (o Rin-Tin-Tin ganhou um Oscar em 1929, então existe histórico...)  Mas, mesmo se não o incluirem no Oscar desse ano, pelo menos o Uggie já ganhou o "Palm Dog Award" e o "Best Movie Dog - Golden Collar Award."
Uggie comemorando no Golden Globe Awards

Se você ainda não assistiu "O artista," vá correndo ao cinema! Tenho certeza que não irá se arrepender!

Labels: ,