Dirigindo na neve

Se tem uma coisa que ainda não me acostumei é dirigir na neve.

Primeiro que é um saco tirar o carro da neve. A gente tem pá (para desenterrar o carro) e ainda tem um negocinho de plástico com escovinha para tirar a neve dos vidros. E demora, viu?! Pode colocar uns 20-30 minutos a mais no planejamento da hora de saída, porque não é fácil desenterrar o carro...(obs: eu nunca tive que fazer isso...quando neva, esse trabalho eu repasso alegremente para o Thiago...)
Nosso carrinho, coberto de neve, após dois dias de neve caindo...

Se você consegue tirar o carro da neve e consegue fazê-lo andar, aí tem o seguinte problema: o carro fica mega instável na neve, porque a neve logo vira gelo e daí, se você não tem um SUV com tração nas 4 rodas e pneus especiais de inverno, você tem que dirigir com bastante cuidado e BEM devagar, se não o carro fica deslizando que nem louco. Outro dia, esqueci dessa regrinha e acelerei um tiquito (ainda me mantendo abaixo de 40 km/h, que é o limite de velocidade em Evanston). Na placa de PARE (que tem a cada quadra em Evanston, já que semáforo é raro), pisei no freio e você acha que o carro freiou?! Ainda bem que eu normalmente freio com bastante antecedência, porque demorou uns bons metros para o carro parar (na verdade, ele só parou 100% quando eu gritei "PARA!" Carrinho obediente...) Por isso que o recomendado é dirigir deixando o triplo do espaço que você precisaria para freiar. Esse vídeo da Bridgestone Winter Driving School mostra como lidar com a direção no gelo.

Digamos que você dirigiu devagarinho e chegou no seu destino. Aí você para o carro, faz as comprinhas no supermercado, e agora tem que pegar o carro de novo. Muito importante: nesse meio tempo, o carro não deve ter ficado coberto de neve, mas mesmo assim, você não pode esquecer de passar a escovinha nos espelhos laterais do carro para limpar a neve, porque se você não os limpar, terá que passar o caminho todo na mesma pista, pois não vai enxergar nadinha das pistas ao lado...Essa lição eu aprendi na marra :)
Foto: Timesunion.com

Ah, quase que me esqueço, além de todo o nervosismo porque o carro fica meio instável na neve, ainda tem o problema de embaçar o vidro, que até hoje me dá agonia. Juro que mesmo após 3 anos com o carro aqui nos EUA, TODA SANTA VEZ que o vidro fica embaçado, eu entro em (mini-)pânico e fico meio que sem noção do que fazer. Aí me lembro das leis de física (algo sobre a variança de temperatura interna vs externa) e ligo o ar condicionado no máximo para desembaçar o vidro. Posso ficar morrendo de frio dentro do carro, mas pelo menos consigo enxergar (e sim, eu sei que o certo seria direcionar o ar quente para o vidro, na opção de "defrost/defog" do ar condicionado, mas eu sempre esqueço qual é o símbolozinho disso no paínel do carro...total blonde moment na minha vida)
Foto: Tuppersteam.com

E depois do nervosismo todo para dirigir, ainda fico toda preocupada ao estacionar o carro. Na neve, você não pode parar o carro em qualquer lugar. Por exemplo, na rua aqui de casa, tem essas placas avisando que, no caso de "Snow Emergency," nos dias pares entre 01/12 e 31/03, é proibido estacionar, pois são nesses dias que o snow plow (sei lá o nome disso em português) passa na rua para retirar a neve, e se seu carro estiver estacionado lá, será rebocado e você ainda paga uma multa de US$100.

Ou seja, apesar de adorar a neve, sou super adeptada do "Nevou?! Ah, então vou passar o dia debaixo do quentinho do cobertor..." pois só de pensar em tirar o carro, já fico nervosa e tensa...

Labels: ,