No fim de semana que passei em Munique, minha prima e seu marido aproveitaram para me levar para passear. No sábado, fomos a Salzburg, que fica menos de 2 horas de Munique (vou deixar esse post para depois), e no domingo, almoçamos em um restaurante tradicional (salsichão e chopp!) e depois fomos passear na Frauenkirche e na Alte Pinakothek.
 |
Foto: Wikipedia. |
A Frauenkirche (ou Catedral de Nossa Senhora Bendita) é o cartão postal de Munique. Construída no século 15, a catedral é a sede da Arquidiocese de Munique. As torres bizantinas são tão características da cidade que o município proibe a construção de qualquer estrutura superior a 100 metros perto da catedral.
O interior da igreja tem espaço para missas de até 20 mil pessoas, o que é impressionante, dado que no final do século 15, Munique (e seus arredores) tinham apenas 13 mil habitantes. Uma coisa interessante sobre a arquitetura do interior da igreja é que, da entrada principal, parece que a igreja não tem janelas, dando a ilusão de que a luz está entrando no ambiente através das colunas.
Durante a 2a Guerra Mundial, praticamente todo o interior da igreja foi destruído, mas essa "pegada" no piso sobreviveu. Essa pegada, também conhecida como "o passo do diabo" faz parte da lenda da construção da igreja.
 |
Essa foto tirei da Wikipedia. A minha ficou meio fora de foco. |
De acordo com a lenda, o diabo entrou na igreja durante sua construção no século 15, e ridicularizou Halsbach (o arquiteto da igreja) por ter feito uma igreja sem janelas. Porém, ao perceber que o próprio diabo estava sendo enganado, pois a igreja tem janelas, ele ficou furioso e deixou essa marca na entrada da igreja.
Vista do "passo do diabo"
Realmente, aonde fica o "passo do diabo," parece que a igreja não tem janelas.
Depois da paradinha na Frauenkirche, fomos todos a Alte Pinakothek (ou Pinacoteca Antiga). Munique tem três pinacotecas: a antiga, a nova e a moderna. A Alte Pinakothek possui obras de arte do século 13 ao século 18. Dada a época, a maioria das obras retratam temas religiosos, retratos e paisagens (o que fica meio repetitivo). Porém, a Pinacoteca tem vários quadros belíssimos do Raphael, Titian, Rembrandt, Bruegel, etc.
Ah, a entrada da Pinacoteca Antiga é bem bonita.
Olha só essa escadaria:
Admirando a Tempi Madonna, do Raphael.
Não é lindo?!
Mais um Raphael: Canigiani Madonna
Rembrandt: Portrait of a Man in Oriental Garment (1633)
(foto tosca tirada com celular)