Frauenkirche e Alte Pinakothek

No fim de semana que passei em Munique, minha prima e seu marido aproveitaram para me levar para passear. No sábado, fomos a Salzburg, que fica menos de 2 horas de Munique (vou deixar esse post para depois), e no domingo, almoçamos em um restaurante tradicional (salsichão e chopp!) e depois fomos passear na Frauenkirche e na Alte Pinakothek. 

Foto: Wikipedia.

A Frauenkirche (ou Catedral de Nossa Senhora Bendita) é o cartão postal de Munique. Construída no século 15, a catedral é a sede da Arquidiocese de Munique. As torres bizantinas são tão características da cidade que o município proibe a construção de qualquer estrutura superior a 100 metros perto da catedral. 

O interior da igreja tem espaço para missas de até 20 mil pessoas, o que é impressionante, dado que no final do século 15, Munique (e seus arredores) tinham apenas 13 mil habitantes. Uma coisa interessante sobre a arquitetura do interior da igreja é que, da entrada principal, parece que a igreja não tem janelas, dando a ilusão de que a luz está entrando no ambiente através das colunas. 

Durante a 2a Guerra Mundial, praticamente todo o interior da igreja foi destruído, mas essa "pegada" no piso sobreviveu. Essa pegada, também conhecida como "o passo do diabo" faz parte da lenda da construção da igreja. 
Essa foto tirei da Wikipedia. A minha ficou meio fora de foco. 
De acordo com a lenda, o diabo entrou na igreja durante sua construção no século 15, e ridicularizou Halsbach (o arquiteto da igreja) por ter feito uma igreja sem janelas. Porém, ao perceber que o próprio diabo estava sendo enganado, pois a igreja tem janelas, ele ficou furioso e deixou essa marca na entrada da igreja. 

Vista do "passo do diabo"
Realmente, aonde fica o "passo do diabo," parece que a igreja não tem janelas. 

Depois da paradinha na Frauenkirche, fomos todos a Alte Pinakothek (ou Pinacoteca Antiga). Munique tem três pinacotecas: a antiga, a nova e a moderna. A Alte Pinakothek possui obras de arte do século 13 ao século 18. Dada a época, a maioria das obras retratam temas religiosos, retratos e paisagens (o que fica meio repetitivo). Porém, a Pinacoteca tem vários quadros belíssimos do Raphael, Titian, Rembrandt, Bruegel, etc. 

Ah, a entrada da Pinacoteca Antiga é bem bonita. 
Olha só essa escadaria:

Admirando a Tempi Madonna, do Raphael. 

Não é lindo?! 

Mais um Raphael: Canigiani Madonna

Rembrandt: Portrait of a Man in Oriental Garment (1633)
(foto tosca tirada com celular)

Labels: ,