Happy 101st International Women's Day!

Hoje é o 101o Dia Internacional da Mulher!
Parabéns à todas nós!!!

Ano passado, em homenagem ao dia, eu postei um vídeo estrelado pelo Daniel Craig, narrado pela Dame Judi Dench, que fazia a pergunta "Are We Equals?" (A resposta: No, not yet...)

Esse ano, quero deixar por aqui dois vídeos um tanto diferentes.

O primeiro, rola no Youtube há mais de um ano. É o vídeo do discurso da Sheryl Sandberg, COO do Facebook, na conferência TEDWomen. No discurso, Sheryl faz a seguinte pergunta: Por que existem tão poucas mulheres em posições de lideranças? Sheryl reconhece o problema das barreiras profissionais, assim como as escolhas mais difíceis que mulheres se sentem obrigadas a fazerem, porém esses não são os focos de seu discurso. O que realmente motiva essa apresentação dela é o seguinte: Quais são as mensagens que a geração atual de mulheres líderes pode passar adiante? Ela sugere três coisas:

1) Sit at the table.
2) Make your partner a real partner.
3) Don't leave before you leave.

Para entender o que essas dicas querem dizer, assista o vídeo abaixo. Vale MUITO a pena.


Já o segundo é um pouco mais específico. Miss Representation é um documentário que critica a representação de mulheres pela mídia nos EUA. A principal mensagem é a seguinte: "You can't be what you can't see." Através dessa mensagem, o documentário argumenta que precisamos de mais exemplos positivos femininos na mídia, e que a mesma deveria representar líderes mulheres de forma mais positiva e menos agressiva. Ainda não tive a oportunidade de assistir o documentário por completo, mas o trailer (versão longa) dá uma boa idéia da proposta.

Miss Representation 8 min. Trailer 8/23/11 from Miss Representation on Vimeo.

Labels: ,