Mousse de Manga (relativamente light)

Uma das coisas mais frustrantes de morar nos EUA é a falta de frutas saborosas. Não me entendam mal, eu AMO os berries, os pêssegos e a maçã verde daqui, mas em geral, fruta não é forte da terra do Tio Sam. Por isso, até evito comprar frutas "tropicais" para não me frustrar...

Porém, quando encontrei mangas manila no mercado, não resisti e acabei comprando. Elas estavam com uma cara tão deliciosa e com um cheiro autêntico de manga (sim, eu cheiro minhas frutas antes de comprar...) A manga manila é originalmente das Filipinas, mas hoje em dia é produzida para exportação no México, e conhecida aqui como manga Ataulfo.  Ela tem um sabor bem suave e a melhor parte: não tem fiapos! Sempre detestei manga por causa dos fiapos, tanto que só fui comer manga mesmo aqui nos EUA (um dia pedi um prato que tinha manga, e a Poli adorou comer a manga que sobrou. Aí fiquei curiosa, resolvi experimentar e gostei! rsrsrsrs)

Mas voltando...comprei algumas mangas e como elas estavam bem maduras, resolvi improvisar e fazer um mousse de manga light. O "light" é porque eu substitui o creme de leite por outros ingredientes...ah, e se alguém vier me falar que não pode fazer mousse de manga, porque "manga, com leite, mata," minha resposta simplesmente será: "ótimo! não coma o mousse, que assim sobra mais para mim!" (Ninguém merece ouvir asneira, né?) 

Os ingredientes do mousse são: 
3 mangas 
1 lata de leite condensado light
1 pacotinho de gelatina sem sabor dissolvido
1 potinho de iogurte, sem sabor, desnatado (150-180g...gosto de usar o Total Greek Yogurt da Fage. Quanto mais cremoso for o iogurte, melhor) 

Antes de começar a cortar as mangas, vale a pena já começar a dissolver a gelatina. Coloque um pacotinho em 1/4 xícara de água bem gelada (1a foto) e deixe em repouso uns 5 minutinhos até a gelatina cristalizar (foto do meio). Depois, leve ao fogo em banho maria, mexendo até dissolver completamente e a mistura ficar transparente (foto da direita). Não deixe ferver de jeito algum! 

Enquanto a gelatina cristaliza na água fria (antes de levá-la ao fogo), descasque e corte as mangas em pedaços médios (não se preocupe em cortar pedacinhos, pois vai tudo pro liquidificador mesmo...) 
Eu ADORO usar meu cortador super útil de mangas para essa parte, pois ele já tira o caroço de uma só vez! (frescurite total :)

Coloque os pedaços de manga no liquidificador e adicione o leite condensado todinho.
(não precisa raspar a lata até ela ficar limpinha...adoro deixar um tico de leite de condensado na lata para lamber depois :)

Adicione a gelatina já dissolvida. 

Adicione o iogurte. 

Misture tudinho no liquidicador, até a mistura ficar bem homogênea. 

Divida em potinhos e pronto! 
É só refrigerar por algumas horas e você já pode atacar! (ah, eu já começo atacando os "restos" que ficam no liquidificador e na espátula). Outra coisa, é melhor refrigerar na geladeira, não no freezer, tá? Meu marido tem mania de colocar qualquer mousse no freezer, mas isso estraga a consistência aerada e suave do mousse. Mousse é para ser leve, não uma pedra congelada.

Super fácil, saboroso, e um pouco mais light do que o tradicional mousse com creme de leite e leite condensado. 

Labels: , ,