2o Dia na Toscana: Vinci e Pistoia

Depois da nossa aventura com o Giotto, fomos passear com um casal de amigos. O objetivo era irmos a Pistoia, mas aproveitamos que Vinci ficava no caminho e demos uma paradinha lá.

Vinci (como se pode adivinhar) é o vilarejo/cidadezinha aonde nasceu Leonardo (logo, o "da Vinci" no nome dele...) Na verdade, Leonardo nasceu em uma fazenda, a uns 3 km de Vinci. Para quem não sabe, antigamente, as pessoas não tinham sobrenome...logo, o nome completo do Leonardo era "Leonardo, di ser Piero, da Vinci" ou seja, "Leonardo, filho de Piero, de Vinci."


Vinci é bem pequenininha (menos de 15 mil habitantes), mas recebe em torno de 500 mil turistas anualmente, que vem justamente para visitarem o museu do Leonardo e conhecer sua cidade natal.


Momento Kodak frutífero.

Toscana vista do mirante de Vinci. 

O Museu Leonardiano é muito interessante e tem várias invenções de Leonardo expostas. O ingresso do museu também dá acesso ao mirante da cidade, que rende muitas fotos maravilhosas! 

Após o passeio em Vinci, seguimos para Pistoia. 
Pistoia é a capital europeia de produção de plantas ornamentais e a chegada de carro na cidade é belíssima: vários campos cheios de plantas ornamentais. Um charme!  

A Cattedrale di San Zeno, construída no século 10. A fachada é no estilo românico, construida no século 14. 


A torre da Cattedrale di San Zeno. A primeira menção da torre é de 998.

O batistério octogonal de Pistoia. Ele é todo feito de mármore branco e verde escuro. Bem bonito! 

Quando voltamos para casa nesse dia, nos deparamos com uma visita.

Essa gatinha passou os próximas dias nos visitando. Apesar de ser muito fotogênica, ela não era muito friendly...só chegava perto para pegar comida ;) 

Labels: , ,