3o Dia: Roma Antiga e exaustão total!

Após um dia inteiro de igrejas, resolvemos passar nosso sábado viajando no tempo, pelas ruínas de Roma. Nossa primeira parada: o Coliseu!

Fica a dica: se possível, compre a entrada para o Coliseu online, pois a fila para entrar é beeeem longa e no sol fervendo de Roma. Agora, se você não comprou com antecedência, minha sugestão: pule a fila quilométrica e vá direto na fila para "ingresso com audio-guia" (é a fila do meio). Você paga 5,50 euros a mais para ter o audio-guia (que vale a pena, pois você aprende muito mais!) e não precisa ficar na fila IMENSA...A única coisa chata do audio-guia é que o tour começa no segundo piso do Coliseu, ou seja, você passa por todos os points do 1o andar (sem escutar a explicação no audio-guia) e vai para o 2o andar, para depois voltar e fazer o caminho reverso...não é o método mais eficiente de fazer um audio-guia, mas, como aprendi, eficiência e logística não são os pontos fortes dos italianos... 

Chega de blá blá blá e vamos logo as fotos do Coliseu. 

Você sabia que o nome "Coliseu" não vem do tamanho do estádio em si? A origem desse nome vem da estátua que ficava em frente ao estádio, o Colossus Neronis, uma estátua gigantesca de bronze, de quase 40 metros, do emperador Nero, erguida ali em 64-68AD. Infelizmente, a estátua foi destruída no século 5.

O Coliseu (também conhecido como Amphitheatrum Flavium) foi construído entre 68-79AD, capaz de abrigar 50.000 pessoas para seus "espetáculos." Ele foi utilizado durante 500 anos, e nos séculos 15 e 16, os materiais nobres (mármore e outras pedras) do Coliseu foram saqueados para a construção de novos monumentos. Desde então, ele é raramente utilizado para eventos.

Uma das coisas que mais impressiona sobre o Coliseu é como ele foi construído. A obra é monumental!  Como o Thiago mencionou várias vezes, bem ou mal, o Coliseu indica como o valor da vida humana naquela época era baixo (não só pela atrocidade dos "espetáculos" mas também quando consideramos quantas pessoas devem ter morrido durante a construção). 

O ingresso do Coliseu dá acesso às ruínas do Fórum Romano, que ficam bem pertinho do estádio. Esse arco enorme (e triunfal) é o Arco di Constantino, que foi construído em 315, para comemorar a vitória de Constantino I sobre Maxentius na Batalha da Ponte Mílvio em outubro de 312.

Vista das ruínas do Fórum Romano, o centro comercial de Roma Antiga. Essas colunas todas eram o Templo de Saturno, construído em 42 BC.

Fórum Romano visto do Monte Capitolino, com o Coliseu no fundo. 

Esse muro com as colunas magrinhas pertencia ao Templo de Vesta, a deusa do lar. O Templo de Vesta tinha uma chama acessa 24 horas, protegida pelas guardiães de Vesta, mulheres virgens que dedicavam suas vidas à deusa. 

Essas três colunas pertenciam ao Templo de Castor e Pollux, irmãos gêmeos, filhos de Júpiter e Leda. O templo foi erguido para comemorar a vitória de Roma na Batalha do Lago Regillus em 493BC.

O Templo de Saturno visto de pertinho. 

Após nosso passeio por Roma Antiga, resolvemos pular vários séculos no tempo e fomos para o Il Vittoriano, o monumento gigantesco (e na minha opinião, meio cafona) homenageando o Rei Vittorio Emanuelle II, o primeiro rei da Itália unificada. O monumento foi projetado em 1885 e inaugurado em 1911. Dentro do Il Vittoriano tem um museu bem interessante sobre a história da unificação da Itália e também tem um elevador panorâmico (que nós não pegamos).

O Thiago gostou bem mais do Il Vittoriano do que eu. Porém, até ele achou a dimensão do monumento um pouco exagerada...sabe aquela história "Homem que dirige carro enorme tá querendo compensar por algo pequeno"? Pois é...de acordo com o Thiago, o tamanho desse monumento (e vários outros em Roma, homenageando o Vittorio Emanuelle) é para compensar algo pequenininho...

Apesar de achar o monumento completamente over e meio cafoninha (sei lá, ele parece não "combinar" com o resto de Roma...) vale a pena a visitá-lo, pois a vista lá de cima é linda! (e nem é necessário pagar para pegar o elevador panorâmico...a vista no topo da escadaria é maravilhosa e de graça...)

As ruínas do Mercatus Traiani visto do Il Vittoriano. Além de ser o primeiro "shopping center" do mundo, essa construção também abrigava o centro administrativo do Imperador Trajano (98-117AD).

O Coliseu no fundo, com as poucas árvores que existem em Roma.

Labels: , ,