Como limpar uma panela queimada e ser 100% natureba!

Essa semana, enquanto estudava, resolvi cozinhar algumas alcachofras para o jantar. ADORO alcachofras, e nessa época do ano, elas são super saborosas! O jeito mais fácil (e light) de cozinhar alcachofra é no vapor. Coloquei água na panela (uns 3-4 dedos), adicionei rodelas de limão, um pouco de alho picado, e 2 folhinhas de louro, coloquei a cestinha de cozinhar a vapor, fechei a panela e voltei a ler...

Uma hora depois, comecei a sentir cheiro de queimado (tinha me esquecido das alcachofras!) e me deparei com a panela com o fundo COMPLETAMENTE preto! A água já tinha evaporado há séculos e as rodelas de limão, folhas de louro, alho estavam todos torradinhos e grudados na panela...
Tão vendo essa crosta preta? Imagina isso no fundo TODINHO?! 

Ah, e só para constar,  quando queimei a panela, ela ficou bem sujinha por fora também...


Aí veio a dúvida: como salvar minha panela linda, sem usar produtos químicos que me dão dor de cabeça e me deixam tonta?!

1a Tentativa: 
Adicionar vinagre branco (bastante, até ter uns 2-3 dedos de vinagre na panela) com um pouco de água na panela e ferver. O vinagre ajuda a cortar a gordura e quando o queimado aquece, ele fica mais mole, mais fácil de soltar. Quando a mistura ferver, use uma colher de pau (ou de silicone) para raspar o fundo levemente. Isso ajudou a soltar bastante, mas não deu para soltar tudinho. A panela ficou assim após a fervura:
Comparada com a 1a foto, já melhorou, mas nos cantos a crosta preta não queria sair de jeito algum! 

2a Tentativa (funciona MESMO!): 
Deixar a panela de molho com bicarbonato de sódio. Eu AMO bicarbonato de sódio! Ele serve para TUDINHO! Sério! Hoje em dia, aqui em casa, uso para tudo, até para lavar roupa. Mas voltando...Após tirar o líquido da panela, é só colocar uma fina de camada de bicarbonato de sódio na panela e deixá-la assim por 1-2 horas... 
Com uma leva camada de bicarbonato de sódio.

Depois de 1-2 horas, usando um perfex, esfreguei levemente o bicarbonato de sódio no fundo, e praticamente TUDINHO saiu. 
A panela ficou assim depois de esfregar com bicarbonato de sódio. Impressionante, né?

Aí tive uma idéia: por que não adicionar só um pouquinho de água e ferver a mistura de bicarbonato de sódio e água? Se a fervura anterior ajudou a soltar, essa também deve funcionar!
Pedacinhos de queimado soltando na fervura de bicarbonato de sódio e água.

 E não é que deu super certo?! Olha a panela depois da fervura! Se por acaso queimar uma panela novamente, vou pular o primeiro passo com vinagre, e vou logo para o bicarbonato de sódio.

Como ainda sobrou um pouquinho de queimadura no fundo, coloquei mais bicarbonato de sódio e deixei a panela de molho por mais uma horinha. 

2a leva de bicarbonato de sódio.

 Aí sim, ela ficou perfeita! 
Olha aqui a panela depois da 2a leva de bicarbonato de sódio: 
Antes de lavar com detergente. 

Depois, só lavei a panela como sempre faço, com meu detergente natural, biodegradável, e prontinho! Panela limpinha e sem vestígio nenhum do acidente do dia anterior: 
Prontinha para ser usada novamente.

Ah, e para tirar as manchas na lateral, também usei bicarbonato de sódio. Coloquei um pouco em um perfex, até fazer uma consistência de pasta, e esfreguei no exterior da panela. Praticamente tudinho saiu!

PS - Desculpa pelo sumiço. Além da viagem mês passado para Itália, estava meio sem inspiração para o blog...Sei lá, tem épocas que não tem nadinha de interessante para escrever, sabe? Mas acho que já passou. Já estou programando vários posts sobre a Itália, então aos que acompanham o blog, podem continuar seguindo que vem história por aí :)  

Labels: , , ,