Crônicas da Itália: Italiano não faz #2

(pelo menos não em banheiro público...)

Leitoras (e leitores) queridos, vocês vão me perdoar, mas o tema de hoje é um tanto, digamos assim, escatológico.

Como vocês sabem, estou looooonge de conhecer pessoalmente todos os lugares do mundo (não sou nenhuma Dri Miller...ainda...) e como vocês talvez não saibam, não sou uma pessoa muito fã de banheiros (ao contrário da minha irmã, que juro para vocês, conhece TODOS os banheiros de TODAS as cidades que ela já visitou...) É que acho um saco ter que perder tempo para fazer pipi e etc. Quando era criança, minha mãe até brigava comigo porque eu não queria fazer pipi...mas isso não vem ao ponto. Voltando: com certeza, a característica que descrevirei abaixo não é exclusiva aos banheiros italianos, mas nunca tinha a observado com tanta frequência durante minhas viagens.

Hoje em dia, já tendo passado da fase de segurar meu pipi ad infinitum, quando estou viajando e passando o dia inteiro na rua, aproveito todas as oportunidades possíveis para fazer um pipizinho (seja no museu, no restaurante, no barzinho, na estação de trem...) Porque afinal, a gente nunca sabe quando faltará um banheiro, né?! 

Dai que, lá pelo terceiro pit-stop em banheiros italianos, comecei a reparar que todos os banheiros em ambiente públicos não tinham assento. Exatamente, não tinham A-S-S-E-N-T-O! Eles eram assim ó:
Foto muy elegante que tirei do banheiro da Galleria Borghese.
Esse até que era um dos mais direitinhos, pois vários eram bem mais "magrinhos."  

E para ninguém achar que estou generalizando, coloquem "Italy toilets" no Google Images e vejam o resultado.
Resultado da busca no Google taí, ó!

Tudo bem, mesmo em vasos com assento, para fazer pipi em banheiro público, a gente dá uma agaixadinha, fica de cócoras e nem encosta no assento, muito menos no vaso...(ou seja, para #1, o assento é completamente dispensável em banheiros públicos.)

Mas e para #2? Porque sem assento, o vaso fica super magrinho para você forar com papel higiênico (pois se o vaso nem tem assento,  claro que não terá aquele papel de forrar vaso, né?) Aí cheguei a uma conclusão: Italiano não faz #2, pelo menos não em banheiros públicos! (raciocínio lógico, né?)

Bem, depois do choque inicial da falta do assento, fiquei pensando cá comigo: "Nossa, tô reclamando de barriga cheia! Pelo menos tinha vaso, né?! Porque em alguns lugares do continente velho, nem isso tem..." (e para quem estiver curioso em relação a alternativa, joga "European squat toilet" no google images...) 

Labels: ,