Bicarbonato de sódio e o fogão

Um dos posts mais lidos aqui do blog é sobre o uso de bicarbonato de sódio para limpar panela queimada. Desde então, estava esperando a oportunidade de mostrar mais um uso do bicarbonato de sódio: limpar o fogão! (eu não ia sujar meu fogão gratuitamente, né? Esperei mais um pequeno desastre acontecer, sem querer querendo...)

Bem, assim como o bicarbonato de sódio é mega útil para limpar queimaduras em panelas, ele também serve para limpar derrames/queimaduras/crostas-nojentas-que-não-saem-por-nada-nessa-vida do fogão.

Mostro a vocês a cena do crime: (que ironicamente, aconteceu após cozinhar alcachofras...acho que é um sinal...) 

Nojento, né? Líquido transbordou da panela (sei lá como, porque juro que tinha só uns 4-5 dedos de água na panela funda). Aí queimou, secou e se tornou essa crosta super eca, difamando meu fogão (que, até então, estava um brinco!)

Para casos extremos, onde um paninho umedecido não faz nem coceguinhas, basta chamar o heroí multi-uso de toda Amélia: o bicarbonato de sódio!
É só cobrir a área toda com bicarbonato de sódio e aguardar um pouco. Deixei assim até o dia seguinte. (é que o desastre aconteceu na hora do jantar...aí fiquei com preguiça e achei melhor deixar para depois...em geral, basta esperar 1-2 horas)

Manhã seguinte, dei uma esfregadinha com um perfex levemente umedecido, e olha só como ele ficou:
Sobrou uma mancha/crosta-nojenta-eca que não quis sair de primeira, então coloquei mais bicarbonato (ali no topo, dá para ver?), após limpar.

E depois de poucas horas (mais um esfrega-esfrega com perfex feito pelo marido), olha só como ficou meu fogão? Branquinho, novinho em folha! 

 Ninguém diria que, na véspera, ele tinha sofrido um acidente catastrófico, né? 

Fica a dica: MUITO melhor usar bicarbonato de sódio para limpar crostas ecas, do que usar aqueles sprays tóxicos desengordurantes, que já na primeira borifada, a gente dá uma viajadinha e fica vendo árvores de tangerina e céus de marmelada, com flores de celofane amarelo e verde (e quem não pegou essa referência, fica a dica: Lucy in the Sky with Diamonds...e se mesmo assim vc não entendeu, bem, aí fica complicado...)

Update: algumas pessoas me perguntaram se podem usar bicarbonato de sódio para limpar itens de inox. A própria GE, no site de "como limpar inox" sugere que bicarbonato de sódio seja usado. Também já vi em vários sites de limpeza green que farinha de trigo também pode ser utilizada para limpar inox.

Labels: , ,