Sapatinhos Caninos

Muita gente me pergunta se a Poly sente frio e se ela precisa usar sapatinhos no inverno para proteger as patinhas da neve.

Respondendo a primeira: ela sente frio sim, mas não tanto quanto a gente. Minha regra é a seguinte: se está tão frio que eu preciso de luvas e gorro/orelhinhas para passear com ela, então ela precisa de roupinha. E é claro, ela tem uma variedade de roupinhas! (para a infelicidade do Thiago, que acha ridículo cachorrinho com casaco). De vez em quando, eu coloco dois casaquinhos nela, mas isso só quando a temperatura fica abaixo de -12/-15...
Poly e alguns de seus modelitos. Quando está nevando, acabo colocando o casaquinho vermelho das fotos no post anterior, pois ele é impermeável com "interior" de flanela, então é BEM quentinho!

Já sobre a segunda parte: não, a Poly não usa sapatinhos na neve. Alguns cachorros aqui usam, mas a maioria passeia "descalça" mesmo.
Essas botas não são fashion, são funcionais!
Na realidade, se vc não for passear durante MUITO tempo (a Poly anda uns 30-40 minutos por vez), não precisa de botinhas para proteger as patas do cachorro, pois elas já têm calos que protegem do frio e da neve. Quando a Poly ainda era filhote e por isso, não tinha calos nas patas, ela não gostava de andar muito na neve...lá pelas tantas ela começava a mancar (e dava a maior peninha! Acabava passeando com ela no colo...) Mas hoje em dia, ela anda na neve na boa, sem problema nenhum!

O problema de verdade é o sal (e os cristais) que as pessoas jogam na neve para derreter. 
O sal derrete o gelo/neve, mas infelizmente, também queima e irrita as patinhas, mesmo dos cachorros que têm calos. E quase TODO MUNDO usa sal que não é pet-friendly para jogar na calçada e derreter o gelo (tem algumas marcas que não machucam as patinhas, mas poucas pessoas usam...) Quando a Poly anda no sal, aí sim, ela fica incomodada, meio que mancando e alternando qual patinha ela coloca no chão. Por isso SEMPRE tento fazer ela andar na neve mesmo (pois as pessoas nunca limpam a calçada toda, fazem só um caminho mais estreito, e o resto ainda fica coberto de neve...) Quando não dá, aí acabo pegando ela no colo, pois não tem jeito.

Seria mais fácil comprar botinhas para ela? Com certeza! E já comprei, mas a bichinha não curtiu. Ela ficou andando que nem uma garça (sabe aquela "caminhada" mega deselegante de mulher que não sabe usar salto? Meio que deixando a perna dobrada a cada passo? Juro que ela andou assim...)


Aí depois de 5 minutos andando toda desengonçada, eu JURO que ela escorregou e caiu que nem o Bambi quando ele tentou patinar no gelo.

Depois dessa tentativa, desisti de colocar botinhas nela e voltei a evitar o sal na neve (e a carregá-la no colo quando não tem jeito...) 

Labels: ,