Mão na Massa

Há umas duas semanas, uma amiga minha italiana se ofereceu para me ensinar a fazer macarrão (obs: a aula não era para aprender a "cozinhar" macarrão, mas para FAZER a massa, ou seja, "from scratch!")

É claro que nem hesitei! Rapidamente ofereci para levar minha super batedeira (a famosa Kitchenaid) com os apetrechos todos de fazer macarrão que ganhei de aniversário há uns 3 anos (obrigada Kaka!!!) e marcamos a aula e o jantar :) 

Para fazer massa, você precisa de 500 gramas de farinha de trigo e 6 ovos. Só! (ah, e é claro, a maquininha de "passar" a massa...se bem que vc sempre pode usar um rolo de massa e força muscular, na ausência dos "apetrechos"). Ah, essa receita rendeu umas 8 porções. 

1o: Peneire a farinha.

2o: Faça um morrinho com a farinha, com um buraco no meio (como se fosse um vulcão).

3o: Adicione os ovos no meio do montinho (ou seja, no "buraco" do "vulcão").

4o: Bata os ovos até eles ficarem bem misturados, acrescentando a farinha aos poucos.
5o: Sove a massa, até ela ficar homogenea e no formato de uma bola (ver foto abaixo).

Aqui um videozinho com os passos 2-5, que filmei enquanto minha amiga fazia a massa ;) 


Depois de sovar a massa, ela deve ficar assim: 

6o: Cubra a bolinha com plástico e deixe ela descansar por uns 30 minutos. 

Agora vem a parte divertida: a massa precisa ser "afinada." Existem aparelhos que são feitos especificamente para isso, tipo esse aqui:
Um lado afina, o outro lado corta.
Já os meus aparelhos de fazer massa são acessórios da batedeira Kitchenaid. Minha irmã me deu o kit todo de fazer massa há alguns anos, mas nunca tinha usado...
Quem não tem o aparelho de afinar e cortar a massa, pode usar um rolo para abrir a massa e depois cortar com uma faca. Afinal, é assim que as mammas e as nonnas faziam antigamente, né?! (e funcionava!)

7o: Divida a massa em 4 partes e passe cada parte várias vezes no esticador/afinador de massa, começando pela abertura mais grossa, e depois diminuindo. Acho que passamos a massa umas 3-4 vezes em cada abertura, e fomos até a abertura 5. De acordo com minha amiga, as aberturas menores são melhores para cabelinho de anjo e as mais largas para fettuccine e lasanha.

8o: Depois de ter afinado/esticado a massa, aí é só passar pelo cortador.

Aqui um vídeo desses dois últimos passos :) 


Ah, para a massa não grudar, sempre que sair a massa cortada, polvilhe com um pouco de farinha e vc pode até cobrir com papel toalha, fazendo "camadas" de papel toalha e massa. 


Não é lindinho?! 

PRONTINHO! Massa fresquinha e deliciosa!!! (aqui dá para ver, mais ou menos, as "camadas" de papel toalha e massa que fizemos)

Aí é só cozinhar :) (cozinha rapidinho...acho que uns 3-4 minutinhos)

Óbvio que esqueci de tirar foto do prato todo pronto, com o ragu caseiro que minha amiga fez...mas garanto que ficou uma delícia! 

Labels: ,