Receita: Pão de Queijo (Com ou Sem Lactose)

Outro dia, a Carol, que acabou de se mudar para o Canadá, postou uma foto de pão de queijo no Instagram dela (quem não conhece a Carol, dá um pulinho lá no blog dela. Ela é fotógrafa e tira cada foto mega fofa de bichinhos lindos...ah, e o blog dela é bem divertido!) Enfim, falei para ela que é super fácil fazer pão de queijo, e ela me pediu a receita. Demorou um pouquinho, mas aqui está :) 

Após 4 anos sentindo falta de pão de queijo aqui nos EUA, resolvi aprender a fazer. É ridículo de fácil, mas demora um tempinho (porque vc tem que esperar a massa esfriar para fazer as "bolinhas," que, cá entre nós, também demora...) A única coisa que recomendo é usar uma batedeira, pois a massa é grossa. Já fiz no muque algumas vezes, mas confesso que cansa (em compensação, é uma boa musculação para queimar as calorias e comer com menos culpa rsrsrsrs) 

Os ingredientes:
500 g de polvilho (tb conhecido como "farinha de tapioca" ou em inglês: tapioca flour ou tapioca starch. A mais fácil de achar aqui nos EUA é a Bob's Red Mill, que sempre acho no Whole Foods) 
200 ml de leite (como não consumimos leite de vaca, uso o leite de amêndoas, sabor natural, sem açúcar...no passado, já usei leite de vaca desnatado e também já usei leite de soja, sabor natural, sem açúcar)
200 ml de água filtrada
100 g de gordura vegetal (ou 9 colheres de sopa. Ah, aqui uso "Crisco vegetable shortening")
1 colher de sopa de sal 
4 ovos, ligeiramente batidos
250 g de queijo parmesão ralado, fino (ou 1 xícara + 1 colher de sopa...como não consumimos mais queijo, uso o Daiya mozzarella style shreds, que é um "queijo" vegano)



Em fogo médio-baixo, aqueça o leite, a água, sal e gordura vegetal até levantar fervura (misturar algumas vezes, só para a gordura derreter um pouco e não queimar o leite). 

Em uma vasilha BEM grande, adicione o polvilho. Recomendo uma vasilha grande, pois na hora de bater, se a vasilha for pequena, vai voar polvilho para todos os lados...believe me! 

Assim que a mistura do leite levantar fervura, jogue-a sobre o polvilho para escaldar e solve bem! 

Misture bem até a massa ficar bem batida, com uma textura parecida de fondant. 

Adicione os ovos, um por um, amassando bem (o ideal/correto é vc pegar um pouco da massa, tipo 1-2 colheres de sopa e adicionar no potinho aonde você bateu os ovos ligeiramente, mexendo, para esquentá-los um pouquinho, antes de adicionar os ovos a massa toda...assim você não corre o risco de "cozinhar" os ovos na massa quente...as vezes faço isso, as vezes não...mas até hoje não cozinhei os ovos na massa quente) 
A massa ficará BEM grudenta e difícil de mexer...é nesse passo que, se vc não tiver uma batedeira, fará uma BELA musculação. 

Adicione o queijo e continue mexendo, até ficar bem homogeneo. 

Refrigere até a massa ficar gelada o suficiente para você conseguir fazer bolinhas. Honestamente, em geral eu cubro a massa na própria vasilha e deixo na geladeira durante a noite, mas acho que em umas 2-4 horas já dá para fazer bolinhas sem queimar as mãos (ah, e em algumas ocasiões com pressa, já coloquei a massa no freezer por 1 hora até ficar geladinha o suficiente). 

Unte as mãos com manteiga e enrole a massa em bolinhas. Ou alternativamente, se você não gosta de "sujar" as mãos e não está muito preocupada com "bolinhas redondinhas," use duas colheres de chá para fazer as bolinhas (fica meio deformado, mas dá pro gasto). 

(Óbvio que esqueci de tirar fotos dessa parte, né?!)

Cozinhe no forno pré-aquecido para 180C (ou 350F) por uns 15-20 minutos, até dourar. 

Rende 55-60 pães de queijo, mais ou menos 60 calorias por pãozinho.

Dica: Eu gosto de pegar a maior assadeira aqui de casa e cobrir com papel alumínio (ou papel manteiga, em inglês "parchment/wax paper"). Aí faço as 60 bolinhas deformadas e coloco na assadeira, bem juntinhas, mas sem encostar, e coloco no congelador. Quando as bolinhas estiverem congeladas, elas soltam fácil do papel manteiga e aí coloco tudo em um saco Ziploc e deixo no congelador, para assar depois (afinal, ninguém precisa comer 60 pães de queijo de uma só vez, né?!). Nem descongelo antes de assar, coloco direto no forno! (nesse caso, demora uns 20-30 minutos para assar)


Labels: