Book Club

(ou a associação literária das mulheres de doutorandos de Northwestern)

Quando era criança, toda santa noite, antes de dormir, eu lia um livro. As vezes lia por 15 minutos e capotava, mas as vezes (e mais frequentemente), ficava uma boa hora ou até duas lendo meus livrinhos (e de vez em quando, quando o livro era BOM DEMAIS, virava a noite...) Mantive esse hábito até o início da faculdade, quando, de tanto estudar, não tinha pique para ler a noite na cama, afinal, lia em torno de 400-500 páginas por semana para minhas aulas...(sim, a média era 100 páginas por semana, por matéria...fazendo umas 4-5 matérias por semestre, chegamos ao total de 400-500 páginas por semana)
The Babysitter's Club, uma das séries que mais gostava de ler entre meus 9-13 anos.

Infelizmente, desde então, meu ritmo de leitura "não-acadêmica" caiu bastante. Claro que, sendo estudante profissional, eu leio praticamente toda santa hora de todo santo dia (e vou te contar, tenho uma velocidade de leitura surpreendente, é uma das coisas dais quais mais me orgulho! Sem falar na capacidade de só bater os olhos em uma página para saber o ponto principal do argumento...uma técnica aprimorada no doutorado por questões de sobrevivência...)

Aí, em janeiro do ano passado, uma das minhas amigas aqui de Evanston teve uma idéia super legal: começar um book club (clube literário), com algumas das nossas amigas. Funciona assim: uma vez por mês, nós nos reunimos na casa de alguém e discutimos um livro (que foi selecionado pela anfitriã do mês). Eu nunca tinha participado de um book club antes, mas é claro que adorei a idéia! Afinal, assim teria a "obrigação" de ler pelo menos um livro divertido por mês :)
Book club "vintage" rsrsrsrs

Bem, estamos agora no 15o mês do book club, e vou contar: tenho ADORADO nossas reuniões mensais! Passamos os primeiros 60-90 minutos discutindo o livro (sempre curtindo um bom vinhozinho) e depois, fofocamos e comemos por mais algumas horinhas. Programa excelente, né?!

Nesse meio tempo, já lemos Garcia Borges; CS Lewis (As Cartas do Inferno, não As Crônicas de Narnia, que li na época do colégio); Tender at the Bone, a autobiografia (muito boa!) da Ruth Reichl; Asimov (Fundação); Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata da Mary Ann Shaffer; Não Me Abandone Jamais do Kazuo Ishiguro e Reparação do Ian McEwan.

Para o próximo encontro, vamos ler A Guardiã da Minha Irmã, da Jodi Piccoult.

Adoro que o book club me fez voltar as minhas raízes literárias (agora tenho lido mais 2-3 livros por mês além do livro do book club. Yay!) e mais importante, o book club me ajudou a fazer ótimas amizades aqui em Evanston. Praticamente todas as participantes do book club são mulheres de doutorandos de economia (ou finanças) de Northwestern, universidade do marido, logo, o título desse post :)

Labels: , ,