Evitando ser mala no Facebook

(nem no Twitter ou no Google+...)

Uma amiga te contou que uma amiga em comum está grávida? Sua irmã te falou que sua prima ficou noiva? Você soube através de terceiros que um colega de trabalho vai deixar o cargo pois recebeu uma oferta melhor em outra empresa?

E você (que, obviamente é uma pessoa simpática e com boas intenções) quer dar os parabéns? 

Fica a dica: escreva um email, mande uma mensagem de texto, ou até (método revolucionário!) ligue (!!!) dando os parabéns.

Mas não, por favor, NÃO deixe uma mensagem pública no Facebook dando os parabéns pela gravidez/noivado/emprego novo! (a não ser que tenha algo gritante na página da pessoa já anunciando a novidade, ex: foto de  barriga de grávida, foto de aliança na mão direita, post falando "BABY CHEGA EM 9 MESES!!!" etc)

Você sabe lá se a pessoa já anunciou a gravidez para o chefe? Ou sabe se sua prima já contou aos pais que vai casar? Ou se o colega de trabalho já pediu demissão e está tudo 100% encaminhado no emprego novo?

Não existe nada mais inconveniente do que ter sua novidade escancarada por outro, principalmente quando é algo íntimo e pessoal, como mudança, casamento, gravidez, e emprego novo.

Primeiro que, em geral, as pessoas querem dividir essas notícias elas mesmas (ou seja, não "roube o Momento da Monica" delas...).

Segundo que você pode dar uma bela furada, sem a intenção de fazê-lo. Já imaginou, você vai lá na página da pessoa, escreve um "PARABÉNS PELO BABY!" mega feliz e contente, aí o chefe da pessoa vê, e agora ele sabe da notícia antes mesmo da grávida ter tempo de avisá-lo pessoalmente?! Mega chato, né?!

Ou seja, na dúvida, dê um parabéns discreto (vale até mensagem particular no Facebook...mas no wall público, só se tiver visto um post da própria pessoa com a novidade) Assim você não causa nenhum constrangimento e não se torna aquela pessoa mala que, ao invés de ser fofa e meramente dar os parabéns, criou um problema...

(Ah, e isso vale também para fotos, viu?! Uma amiga me contou como ficou triste que a primeira foto do seu baby no Facebook não foi postada por ela nem pelo marido no hospital, mas sim por um casal de amigos que foram visitar...ou seja, a primeira foto do baby DELA, na mídia social, é de um OUTRO casal segurando o neném...É frescura? Talvez...Mas nessas horas, na dúvida, é melhor perguntar, até porque, hoje em dia, muita gente não se sente confortável tendo as fotos dos filhos espalhados por aí na web, né?!)

Labels: ,