Aos fotógrafos americanos: sejam bem-vindos ao século 21!

Uma das coisas que marido e eu resolvemos cedinho é que queríamos fazer um ensaio de barriga (e eu o convenci que também valeria a pena fazer um ensaio de recém-nascido). Honestamente, acho 90% dos ensaios de grávida que vejo por aí super cafonas, mas os 10% que fogem dessa regra são tão lindos, mas tão lindos, que eles ganham dos 90% cafoninhas. Além disso, várias amigas minhas que não fizeram ensaio de gestante me falaram que depois se arrependeram de terem perdido essa oportunidade...

Exemplo de cafonice (na minha opinião):
Juro que não sei se choro ou se morro de rir...

Em compensação, tem ensaios que são maravilhosos:
Foto: Marina Lomar
Foto: Klacius Ank
Foto: Carol Camanho, que além de ser mega talentosa fotografando pessoas, ainda incorpora os filhotes de 4 patas.

É claro que, aqui na Terra do Tio Sam, tem vários fotógrafos talentosos:
Fotos aleatórias tiradas do Pinterest...Queria eu ter coragem para ser fotografada com de calcinha com a barriga de fora e a Poly assim, pois acho essa foto MEGA fofa!

Em um mundo ideal, a querida Carol Camanho estaria morando aqui pertinho e faria nossas fotos. Mas, como a Carol não só não mora aqui perto, mas teve neném há duas semanas, tivemos que fazer um pequena pesquisa até encontrarmos um fotógrafo cujo estilo a gente gostasse (e cujo preço coubesse no orçamento). E foi justamente essa última parte que pegou! (E olha que nem estou fazendo a conversão para reais, pois como nós ganhamos a bolsa em US$, não faz sentido ficarmos convertendo para R$...) 

O que fica MUITO, mas MUITO caro aqui para fazer qualquer ensaio é a entrega do produto. Lembro que quando marcamos ensaio de noivado no Rio, era um preço só, que incluía: tempo/mão de obra da fotógrafa, pen drive com fotos em alta resolução, e livro de fotos. Honestamente, nos dias de hoje, nem ligo tanto assim para o livro de fotos. O que quero mesmo são as fotos digitais em alta resolução! E é justamente isso que pega (e MUITO!)

Exemplo: uma das fotógrafas que gostamos tinha um pacote excelente para um mini-ensaio de barriguda, seguido por um ensaio de recém-nascido, sem limite de tempo. O preço (que achei justo para a mão de obra dela nas duas sessões): US$500. Até aí, ok...afinal, são dois ensaios, ou seja, sai uns US$250 cada. Mas aí, para você RECEBER todas as fotos digitais (ao invés das fotos impressas), você paga MAIS US$450!!! Ou seja, a "brincadeira" sai quase mil doláres! Se você quiser "economizar" e encomendar somente UMA foto digital, é US$100 por foto!!! Coisa de louco, né?! Isso me deixou muito irritada, porque afinal, em pleno século 21, para quê que eu quero somente a foto impressa?!

No início, achei que estivesse pesquisando os fotógrafos "errados," que enfiam a mão no bolso da gente...mas aí, conversei com uma amiga fotógrafa, e ela me explicou que, aqui nos EUA, infelizmente, é assim mesmo. E realmente, com exceção de dois fotógrafos que pesquisei, TODOS tinham um approach similar: uma tarifa de US$200-$350 para a mão de obra durante a sessão, e depois, mais uns US$250-500 para você "comprar" o DVD com as fotos digitais da sessão...Insano!!! 

Bem, a pesquisa durou mais um bom tempo, até que, finalmente, encontrei uma fotógrafa cujo estilo gostamos e que também oferecia um pacote com preço bacana, a Abby Evans. Ela tem um pacote que inclui três sessões, então combinamos uma de gestante (essa semana! no auge do outono lindo que eu amo tanto!), uma de recém-nascido, e uma de seis meses, pois os seis meses do Cub serão mais ou menos próximos da formatura do marido, e assim poderemos incluir os avós no momento Kodak. Ah, e o principal: no preço (camarada) dela já está incluso o DVD com as fotos digitais! (porque afinal, vivemos no século 21).
Foto: Abby Evans.

Labels: ,