Escolhendo o nome: Bacuri versus Baiacu

Para a maioria das pessoas, basta o nome "soar" bonito, algo que é puramente uma questão de opinião/gosto. Mas eu juro que faço associações com nomes e aí fico encucada. Cismo que quem tem o nome X tem cara de cabelereiro, ou o nome Y é nome de piriguete (e aí, não dá para dissociar!)

Não vou citar nomes específicos (vai que falo que o nome de alguém que tá lendo é nome de piriguete e a pessoa fica chateada?!), então vou usar um exemplo com nome de fruta (que me incomoda há uns sete anos...)

Vocês já ouviram falar numa fruta chamada bacuri? É um coquinho típico do nordeste que tem uma polpa deliciosa. Inclusive, super recomendo experimentar bombom de bacuri (principalmente se você gosta de bombom de cupuaçu).

Mas voltando...para mim, bacuri não é nome de fruta, é nome de peixe. Quando eu escuto "bacuri," imediatamente visualizo um peixinho nadando alegremente (acho que é porque o som "bacuri" me lembra "baiacu," que, realmente é um peixe...) Mas não importa o motivo...Bacuri não é nome digno de fruta, é nome de peixe e pronto! E não adianta me convencer do contrário...quem resolveu que bacuri era o nome de um coquinho claramente tomou a decisão errada! (Sandra, tinha escrito esse post bem antes do seu comentário, e fiquei feliz de saber que não sou a única que faz essa associação ;) 
Bacuri versus baiacu

Além das minhas associações aleatórias, ainda tem as associações "com motivo." Por exemplo: quando Thiago e eu começamos a nos "enrolar," ele, meio que, ainda, estava saindo com uma outra mulher (Beatriz) e eu, meio que, ainda, estava confusa com meu ex (Bruno). Ou seja, NEM PENSAR em chamar o Cub de Beatriz, Bruno, Michele, Jeffrey, etc etc...(e olha que, antes dessa Beatriz específica, eu até que gostava do nome...)

Ou seja, escolher nomes para mim é algo dificílimo, porque eu tenho várias associações com vários nomes e não dá para desencucar...então é uma questão muito mais profunda do que "Esse nome é bonito?" Fico já visualizando todas as características do indivíduo, associadas ao nome, e isso limita bastante as possibilidades de nomes "usáveis."

(Para os que ainda me acham exigente, assistam esse vídeo do Porta dos Fundos que vocês entenderão meu dilema...)


Resumindo: o nome do Cub tem que
1) ter a letra "h"
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio

(a listinha continua amanhã...)

Labels: , ,