Escolhendo o nome: Conclusão

E assim, com nossos cinco critérios:
1) ter a letra "h"
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio
4) existir em inglês, português, francês e espanhol, sem mudanças profundas na pronuncia
5) ter um significado legal

chegamos a dois nomes que gostamos:

No caso de menina, Heloise. No caso de menino, Nicholas.
Ambos satisfazem os cinco critérios (sendo que Nicholas quuuuase quebra o #2...)

Vamos aos significados? (que, na realidade, foram os motivos principais por trás das escolhas...)

Heloise: 
Derivado do germânico Hlutwig, significa "guerreira." Na verdade, Heloise é a versão moderna (leia-se: pós-século 12) e feminina de Ludovico (versão latina de Hlutwig). Curiosidade mais inútil ainda: Luísa é uma versão de Heloise.

Além do significado, que acho forte e bacana, também gosto muito da história do nome, já que a Heloise mais famosa é a Heloise d'Argenteuil, do romance "Heloise & Abelardo," do século 12 (antes de Romeu e Julieta, TODOS conheciam a história de Heloise e Abelardo).
Heloise e Abelardo

Heloise foi aluna de Abelardo e era considerada uma das mulheres mais inteligentes da época. Inclusive, as cartas de seus tutores dizem que a habilidade matemática de Heloise era impressionante ("para uma mulher..." mas eu prefiro ignorar essa parte, afinal, era o século 12...) Heloise e Abelardo se apaixonaram, porém seu relacionamento era proibido e foram então separados pelo tio dela (que mandou castrar Abelardo como castigo...AI!). Heloise passou o resto da sua vida em um convento.

O final da história é meio deprê e nada feliz, mas meu lado nerd gosta muito da parte da história que conta que Heloise era uma intelectual, dotada de habilidades matemáticas, tanto que ela é considerada uma das primeiras mulheres matemáticas (e físicas).

Nicholas: 
Derivado do grego "Nikolaos," uma combinação de "nike," que quer dizer "vitória" (não é a toa que a marca de equipamento esportivo se chama Nike) e "laos," que significa "povo." Ou seja, Nicholas é "vitória do povo" ou "poder ao povo." Nem preciso dizer que, quando descobri isso, meu coraçãozinho de cientista política deu um saltinho de felicidade e eu cismei que ESSE tinha que ser o nome do Cub se ele fosse menino, né?! 

Além disso, Nicholas é o nome oficial do Papai Noel e como Cub está com nascimento previsto para 1o de dezembro, que oficialmente já é época de Natal, achei que seria super fofo se ele tivesse o mesmo nome que o Papai Noel (sim, eu sou criança!) Agora estou só torcendo para o Cub ficar no forninho até lá...

E assim, com todos esses requisitos, maluquices e chatices minhas (e a bondade do meu marido, que é um santo e não só me aguenta, mas apoia a minha insanidade nessas horas...), escolhemos os nomes do Cub. 

Labels: , ,