Manicure à americana

Uma das coisas que mais sinto falta morando aqui é fazer a unha. Sabe aquele ritual delicioso de ir ao salão, abrir a Caras, relaxar, e 30 minutos depois, sair com as unhas coloridinhas, a mão limpinha, sem cutícula?! Pois é, morro de saudades desse ritual.
Foto: O Globo... de um artigo contando como algumas manicures faturam até 2.500 mensais...e isso em 2007!
Viu, meu ponto abaixo faz TODO sentido rsrsrsrsrsrs
Fazer a mão aqui nos EUA é um estorvo. Primeiro, porque é bem caro (normalmente, a mão custa uns $15 doláres, mas já cheguei a pagar $40 em um salão brasileiro...que me fez pensar que, se tudo der errado, o plano B pode muito bem ser abrir um salão brasileiro aqui nos EUA...as americanas são LOUCAS pelas nossas manicures, nossas escovas de chocolate, e não preciso nem dizer que depilação chegou aqui via Brasil, né?! Afinal, depilação de virilha não se chama "Brazilian Bikini Wax" à toa..) Mas voltando ao meu ponto sobre manicures...

Segundo, fazer a unha aqui é (normalmente) uma experiência bem tosquinha, pois as manicures são PÉSSIMAS! Elas não tiram cutícula (ou quando tiram, arrancam bife...e mesmo assim não limpam direito). Isso porque a maioria não entende o conceito de um alicate amolado e muito menos a importância de gastar mais de 5 segundos tirando cutícula em cada dedo. Elas não usam pauzinho de laranjeira para pintar...tentam pintar a unha "sem borrar," ou seja, o esmalte na unha não começa juntinho ao dedo, sabe? (isso também significa que várias vezes os cantinhos laterais da unha não são pintados).
Saudades do pauzinho de laranjeira...
Foto: O Globo.
Não me perguntem por que, mas aqui, os salões ADORAM usar ventinho para secar esmalte. Como assim?! Bem, várias mesinhas de manicure (é, mesinha! aqui manicure tem mesinha, não cadeira...) vem com um ventiladorzinho embutido, e enquanto ela pinta uma mão, sua outra mão está no ventilador, "secando," ou seja, criando bolhinha no esmalte.

Criando bolhinhas, oops, "secando" o esmalte...
Já tentei falar inúmeras vezes que não gosto do ventilador, mas desisti...porque TODAS as manicures nos EUA são coreanas e NENHUMA fala inglês (tá, já fui a uma manicure que era russa e outra que era porto-riquenha, mas adivinha se elas falavam inglês?!) As trocas verbais são limitadas à "Thank you" "No, red, not pink." "Ai!" (relativamente comum ao arrancarem mais um bife...)

Resultado: fazer a mão (ou o pé) aqui não chega nem aos pés de fazê-los no Brasil...

Tem apenas duas coisas que acho "melhorzinhas" aqui em termos de fazer a mão: a seleção de cores é beeeem maior (mas a qualidade, não sei não...) Ao contrário da maioria dos salões no Brasil, aonde a manicure é responsável pelos seus próprios esmaltes, aqui os esmaltes (na verdade, os equipamentos todos) são do salão, ou seja, as manicures dividem todas as cores, produtos, etc. A segunda coisa que acho melhorzinha (no sentido de ser mais eficiente) é que aqui sempre se paga antes de começar a pintar. É meio estranho, pois elas lixam, cutilam, hidratam sua mão, e logo antes de colocarem a base, te dão a conta. Tá, é melhor, porque no Rio, de duas, uma: ou eu peço para a recepcionista abrir minha carteira, pegar o dinheiro, etc ou eu acabo borrando minhas unhas fresquinhas. Porém, acho que o "momento" da conta poderia ser antes do serviço, né? (interromper durante é meio chatinho...)

Tá, você deve estar se perguntando: "Mas se você acha tão tosco assim, então porque você faz a unha aí?" Bem, é mega raro eu ir a manicure aqui...porém, tenho uma confissão: quando eu não faço unha, acabo roendo tudo (mania de infância).
Unhas que queria ter...mas pintadas de vermelho, é claro rsrsrsr
Como esse ano as unhas têm que estar lindas, longas e saudáveis para o casamento, resolvi que duas vezes por mês irei a manicure. Sendo assim, semana passada fui logo e dei um pulinho no salão aqui perto de casa. O resultado final foi esse:

Como pode ser visto acima, o resultado foi: vários bifes arrancados, cutículas ainda visíveis (vide dedão), esmalte mega grosso (que descascou em 4 dias) e uma separação relativamente óbvia entre partes da unha que foram pintadas e os cantinhos que não foram pintados. A única coisa que gostei foi a cor do esmalte (verde menta não é cor de adolescente, viu?! Se saiu no desfile da Chanel, então é classy and mature!!!)
Desfile Chanel...esse verde jade arrasou em 2009!
Conclusão: enquanto procuro outro salão para fazer a mão, tenho que me controlar para não roer a unha...já tirei o esmalte verde (quando uma unha começa a descascar, eu preciso tirar o esmalte de TODOS os dedos, se não começo a "puxar" o esmalte das outras unhas, descascando na marra...) e depois de ter lido esse post no blog da Lili, estou re-avaliando a opção de cutilar...mas a lição importante da semana (que foi re-enforçada): manicure aqui SUCK!!!

Labels: ,