Receitas: Sorvete de Pistache e Cerveja Green!

Me pediram a receita do sorvete de pistache e também da cerveja verde do post do jantar de St. Patty's Day. Vamos lá!

Começando pela cerveja, que é super fácil. Você vai precisar de uma cerveja bem clara, tipo lager ou pilsen, e corante alimentício verde. Aí é só colocar umas 3-4 gotinhas do corante no copo, adicionar a cerveja, e pronto! Cerveja verde!

O sorvete de pistache dá um trabalhinho, mas só porque os pistaches têm que ser descascados e não encontrei pistache a venda já descascado aqui. Eu peguei a receita no Epicurious, que é um site bem legal de receitas. Os leitores sempre deixam comentários com sugestões para mudar a receita, e acaba ficando melhor ainda :) 

Os ingredientes para o sorvete de pistache são:

1 xíc. de pistaches, descascados e sem sal (eu descasquei esse saco todo...ai ai...)

3/4 xíc. de açúcar (eu usei adoçante Splenda, que é uma excelente substituição light)
2 xíc. de leite (o ideal é usar leite integral, mas eu usei semi-desnatado para ser mais light. Não recomendo usar leite desnatado, pois é muito aguado para fazer sorvete) 
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas grandes

1 xíc. de creme de leite fresco
3/4 xíc de pistaches descascados, sem sal, e cortados em pedaços


Preparo:
Usando um processador de alimentos, moa 1 xic de pistaches (os que ficaram inteiros) com 1/4 xic de açúcar, até que a mistura fique bem moída. 

Em uma panela média, adicione as 2 xícaras de leite e a mistura de pistaches com açúcar. Ferva a mistura em fogo médio, mexendo para não queimar. O resultado desse passo será o leite aromatizado :)

Quando ferver, desligue o fogo. Adicione 1/2 colher de chá de baunilha. 

Enquanto você espera o leite aromatizado ferver, em um recepiente médio, bata as gemas com o restante de açúcar (1/2 xícara), até ficar cremoso e amarelo beeeeeem clarinho.

Aos poucos, adicione o leite aromatizado aos ovos. 
MUITO IMPORTANTE: se você misturar tudo de uma vez, os ovos irão cozinhar devido ao calor do leite aromatizado. Por isso, é melhor adicionar um pouquinho do leite aos ovos, misturar. Adicionar mais um pouquinho do leite aos ovos, misturar. Assim os ovos "se acostumam" com a temperatura mais quente e não cozinham. 

Quando os ovos e o leite estiverem bem homogêneos, leve novamente ao fogo baixo. Cozinhe, sempre mexendo, por mais ou menos 10 minutos, até engrossar. NÃO deixe ferver! Deve ficar uma consistência cremosa. Para saber o ponto: passe o dedo nas costas da colher. O rastro do creme tem que ficar firme, sem escorrer imediatiamente. 

Passe o creme por uma peneira, apertando bem contra a lateral da peneira para tirar todo líquido, deixando somente os pistaches moídos na peneira. Descarte os pistaches e reserve o creme em um recipiente tampado na geladeira por pelo menos 3 horas (eu deixei quase 6 horas...)

Na hora de preparar o sorvete na sorveteira, adicione 1 xícara de creme de leite fresco e os pistaches cortados ao creme gelado. Despeje essa mistura na sorveteira e siga as instruções da sorveteira para congelar. Na minha demora uns 15-20 minutos.

E voilá! Sorvete de pistache caseiro:

Para quem não tem uma sorveteira, a Cinara (AMO esse blog!) ensina como fazer sorvete "manualmente." Dá um trabalhinho a mais, mas vale a pena! Sorvete caseiro é muuuuito mais gostoso :)

Labels: