As Aventuras de Giotto, o Caçador de Trufas

Apresento a vocês, o Giotto.
Ele não é um vira-lata muito fofo?

O Giotto é um caçador de trufas em Forcoli, na Toscana. 

Todo dia, de manhãzinha, o Giotto entra nesta floresta, e usando apenas seu olfato sensível e treinado, ele é capaz de achar várias trufas. 

Nessa época do ano, nas florestas da Toscana, aos pés dos carvalhos, ficam escondidinhas várias trufas negras. Já as brancas, raríssimas e super especiais, são disponíveis somente no outono. 

O Giotto, que é expert no cheirinho de trufas, é o cão fiel da Savini Tartufi, e há 7 anos que ele brinca de encontrar trufas no meio do mato. Ele é o único cãozinho da Savini que é capaz de fazer essa busca por trufas com um bando de turistas babando na sua fofura. 

Como um bom grupo de gourmets famintos e viciados em trufas, resolvemos acompanhar o Giotto nesta aventura, e lá fomos nós floresta adentro, seguindo o narizinho do Giotto.

O Giotto fica super a vontade na floresta, brincando, correndo, descansando, até sentir o perfume da trufa no ar.

Assim que ele sente o perfume trufado, ele fica extremamente focado e começa a cavar. 

E cava e cava, cada vez chegando mais perto da trufa. 

De vez em quando, o adestrador precisa segurar o Giotto, para checar se a trufa já pode ser desenterrada inteiramente ou não. É que, se deixar, o Giotto pode arranhar a trufa com as patinhas, desvalorizando significativamente esse tesouro. 

Assim que a trufa é desenterrada, o Lucca, adestrador do Giotto, imediatamente o recompensa com um biscoitinho. Afinal, para o Giotto, caçar trufas é apenas um jogo, uma brincadeira assim como buscar a bolinha.

E aqui está ela, a trufa negra! Essa belezura é uma delícia, com um perfume único. 
(Ah, para quem não sabe, trufa é um tipo de fungo da família Tuberaceae, que nasce a uma profundidade de 20-40 cm, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Enquanto as trufas negras são bem mais comuns e em conta, a trufa branca, raríssima e ainda mais saborosa, pode chegar a dois mil euros o quilo, coisa de louco!)

Depois de encontrar três trufas negras escondidas na floresta, nas raízes dos carvalhos, Giotto (e seu rabinho elétrico) estavam liberados para brincar. 

E como eu estava morrendo de saudades da minha cachorrinha e já gosto de um bichinho fofo, passei um bom tempo brincando de jogar o pauzinho para ele buscar. 

Mesmo depois de duas horas caçando trufas, o Giotto ainda tinha energia pra dar e vender!

Ele não é a coisa mais fofa?! Ok, não tão fofo quanto a Poliarquia, mas mesmo assim, lindo demais! Acho que tirei mais de 200 fotos só do Giotto. 

O olhar dele lembrou demais o olhar carinhoso do nosso cãozinho que já nós deixou, o Jake

A Toscana é uma região muito linda! 
Assim que saimos da floresta, nos deparamos com essa vista. 
Não parece uma pintura?!

Onde está Wally?
 Não importava aonde a gente jogava o pauzinho, o Giotto ia lá e buscava. 

Depois da caça as trufas, voltamos para a sede da Savini Tartufi para degustarmos uma refeição a base de trufas. 

Nossos "tesouros." 
Eu sei que elas não são as coisas mais bonitas do mundo (na verdade, parecem cocozinhos, né?) Mas juro que são uma delícia!!! Se você nunca experimentou trufas e algum dia tiver a oportunidade, caia de boca! (principalmente se for fora do Brasil, onde o custo de trufas é bem mais em conta...) 

As entradas: saladinha com molho vinagrete trufado, patê trufado, e grana padano com mel trufado. Yummy!

E o prato principal: tagliatelle com manteiga trufada e raspas bem fininhas de trufas negras. Como trufa tem um sabor e um aroma muito forte, só se usa um pouquinho para dar um "tchã" no prato. 

E de sobremesa, gelato de baunilha com figos secos mergulhados no mel trufado. 
Um verdadeiro manjar dos deuses! 

Esse foi um dos passeios mais legais que fizemos na viagem. Se alguém for a Toscana, super recomendo procurar a Savini Tartufi (falem com o Lucca) para agendar uma caça a trufas. 
É uma experiência única e inesquecível!

Labels: , , , ,