Esse ano, resolvi que vou tentar ler pelo menos dois livros não acadêmicos por mês, além do livro "obrigatório" do book club. Já li uns 5-6 livros desde o início do ano e resolvi que, quando gostar do livro, vou escrever uma recomendação aqui no blog :)
Um dos primeiros que terminei de ler esse ano foi o "Fall of Giants," ("
Queda de Gigantes"), do Ken Follett, que meu tio recomendou. "Fall of Giants" é o primeiro livro da trilogia "O Século," sendo que o segundo ("
Winter of the World") já baixei no Kindle mas ainda não comecei, e o terceiro ainda não foi publicado.
O livro gira em torno da Primeira Guerra Mundial, é BEEEM longo (são 1008 páginas!), mas é muito divertido e interessante. Follett conta a história da guerra de vários pontos de vista diferentes (em termos de classes E nacionalidades). Seus personagens incluem: mineiros galeses, aristocratas ingleses (e russos), diplomatas alemães, políticos americanos, e revolucionários russos(bolcheviques), entre outros.
A história da 1a Guerra (e suas consequências, como o movimento feminista do início do século na Inglaterra, a revolução russa, etc) acaba entrelaçando os romances (que são, digamos assim, calientes!) e as vidas dos personagens, captando um mundo que estava prestes a mudar completamente!
O que mais gostei foi a habilidade do Follett de misturar personagens (e histórias) fictícios com personagens verídicos e acontecimentos históricos! Por exemplo, Gus Dewar, um político americano, é assessor do Woodrow Wilson, e várias vezes Wilson aparece no livro. O Conde Fitzherbert, lorde inglês, chega a receber o Rei George I em sua propriedade galesa. Já Grigori Peshkov, como membro dos bolcheviques, interage com Lenin. Achei essas interações muito bem escritas, com detalhes históricos incríveis, e dão um "toque" de realidade ao romance.
Além disso, como sempre, Follett escreve personagens que são completamente envolventes, e você realmente acaba se importando com o que acontece com eles durante a guerra (passei 90% do livro torcendo para ninguém morrer no campo de batalha...)
O livro termina no início da década de 20, nos apresentando a Hitler, montando o cenário para a Segunda Guerra Mundial (que é o foco do segundo livro da trilogia, onde os personagens são a próxima geração das famílias do primeiro livro...ou seja, os filhos).
Como demorei quase um mês para ler o primeiro livro, estou esperando um pouquinho para ter mais tempo livre antes de começar o "Winter of the World." Enquanto isso, vou lendo livros mais curtinhos...
Labels: Livros, review