Week 32: Cub = Jicama

Isso mesmo, uma jicama! (também conhecido como "batata-mexicana." Não conhecia?! Nem eu...)
E pelo visto, Cub continua crescendo e os legumes/frutas continuam diminuindo, já que essa jicama é menor que o coco da semana 31, que é BEM menor que o butternut squash da semana 29...(e olha que comprei a maior jicama fotogênica do mercado!)

Essa semana, o desconforto começou. Até então, eu tinha tido momentos, instantes de desconforto (as vezes minha lombar doía ao levantar; se subisse os 3 andares até o apê batendo papo, ficava ofegante; andar muito rápido causava dor desviada, etc) Mas agora, acho que passo grande parte do dia pouco confortável...inclusive, até sentar para trabalhar está se tornando um problema, pois a barriga fica "esmagada," Cub começa a se mexer que nem Baryshnikov e aí desconcentro completamente do meu trabalho. É um tanto frustrante!
Vista de cima. Há semanas que não vejo meus pés...

Também estou tendo dificuldades para dormir, pois ficar de barriga para cima causa falta de ar, como se tivesse um elefante sentado em cima de mim (além de não ser uma posição recomendada, pois coloca mais peso na veia cava, que é a principal veia para transportar sangue de volta ao coração, e quando comprimida, interfere com a circulação). Aí, tenho que ficar de lado (sendo que os médicos recomendam o lado esquerdo ao lado direito, pois o lado esquerdo facilita a circulação de sangue e reduz inchaço), mas ficar de um lado só cansa, ou seja, fico virando, atividade não tão óbvia assim hoje em dia e que requer um certo esforcinho...

Conversando com minhas doulas, elas sugeriram comprar uma bola de exercício para aliviar o desconforto. E não é que funcionou?!

Pra completar, mesmo aqui sendo bem seco (e nada quente), comecei a inchar :( Engraçado que meu pé esquerdo fica mais gordinho do que o direito, ao ponto até das Havaianas apertarem ele! Perguntei para o médico se existe algo que posso fazer, mas ele explicou que, durante a gravidez, o volume de sangue no corpo aumenta por praticamente 45%, então o sistema circulatório não dá conta e fica "vazando" (o que também explica porque, ultimamente, toda vez que tiro cutícula e arranco um bife, sangro mais que personagem em filme do Tarantino...) Ou seja, não é apenas retenção de líquido...(mas nessas horas, sinto falta da minha querida massagista! Inclusive, se alguém na Barra/Recreio precisar de uma massagem/drenagem linfática, SUPER recomendo a Glorimar do Glori Studio Care. Ela é fantástica!!!)

Fora isso, Cub vai bem! As consultas de 15 em 15 dias já começaram e está tudo OK. Tomei a vacina dTpa contra coqueluche, tétano e difteria (estudos mostram que gestantes que foram imunizadas contra essas doenças passaram anticorpos para os fetos via placenta, assim diminuindo a probabilidade do neonatal contrair essas infecções. Ver Gall, Myers e Pichichero 2011.) Na próxima consulta, devo tomar a vacina anti-gripe (pelo mesmo motivo...um estudo de 2011 mostrou que bebês cujas mães tomaram vacina anti-gripe durante a gestação tinham uma probabilidade bem menor de serem internados com gripe, quando comparados com bebês de mães que não tomaram a vacina, ver Benowitz et al)

Além da vacina, meu médico está feliz que até agora só engordei 6 quilos (Yay!!!) e já confirmou que Cub está de cabeça para baixo (Yay yay!!! Estava morrendo de medo do Cub não ter virado...mas o médico apalpou minha barriga e explicou que já estava sentindo a cabeça do Cub encaixada, ou seja, os chutes e movimentos que sinto são o bumbum e as pernas...) Falando nisso, Cub continua achando que minha barriga é uma montanha russa, o que ainda acho um tanto esquisito. Marido outro dia ficou olhando minha barriga mudar de formato e ficou chocado!!! (eu sei que tem gente que curte isso, mas eu ainda acho um pouquinho estranho e desconfortável, tanto que as vezes, dou um certo "empurrãozinho" de leve para desencaixá-lo...)

Em compensação, apesar do desconforto, agora consigo fazer o seguinte:
Look: No Hands!!! 

Labels: