Escolhendo o nome: Felipe é lindo...

...mas "aquele que ama cavalos" é foda...

Sim, "Felipe" significa "aquele que ama cavalos"...não dá, né?! (Quer dizer, se você curte cavalos, tem um haras, acha cavalos a coisa mais linda do mundo, "Felipe" ainda rola...mas depois que descobri esse significado, o nome perdeu todo seu charme para mim. Acabo associando-o a, digamos assim, "bobagens" dignas de fofocas da época de Catarina a Grande, que, por sinal, morreu de um derrame e não com diz a lenda...)
Como eu gostava de assistir Cavalo de Fogo...

Visto que adoro aprender sobre nomes e procuro saber o significado de cada um, é óbvio que, na listinha de "condições necessárias para o nome do Cub," ter um nome com significado bacana sempre esteve lááá no topo das prioridades.

Acho que comecei com essa mania de estudar o significado e a história dos nomes quando aprendi sobre mitologia grega na 6a série e descobri que "Helen," além de ser "luz," também era o nome da filha de Zeus com Leda, cuja beleza incomparável (e o subsequente sequestro por Paris), levou a grande Guerra de Troia. Sempre achei isso tão poético...(e NADA egocêntrico, tá?! ;)

Eu, interpretada pela belíssima Diane Kruger, acompanhada de Orlando Bloom (Paris) e Eric Bana (no papel de Heitor). Ficou faltando só o Brad Pitt interpretando Aquiles...Vamos combinar que, se eu fosse ESSA Helen de Troia, trocaria o Paris pelo Aquiles rapidinho! 
Sempre que posso, resolvo procurar o significado dos nomes das pessoas. O nome da minha irmã, por exemplo, quer dizer "pura." Muito fofo né?

(Jackie, já vou me desculpando pelo parágrafo abaixo...é que estava escrito antes de saber que Jackeline vem de Jacques, que vem de Jacó...) 

Já Thiago (que originalmente vem do Velho Testamento e em hebraico é "Jacó" ou "Ya-akov") significa "aquele que vem em segundo, segurando o calcanhar."

Quem já leu o Velho Testamento deve se lembrar que Jacó é filho de Isaac e Rebeca, irmão gêmeo de Esau. Jacó foi o segundo a nascer, segurando o calcanhar de Esau, daí a origem do nome. Não satisfeito em ser o segundinho, Jacó ainda foi e passou a perna no irmão e no seu pai, enganando Isaac e convencendo-o a deixar a herança em seu nome, ao invés de Esau.

Honestamente, depois que descobri o significado de "Thiago," achei meio brochante...Poxa, aquele que "vem em segundo" é frustrante, né?! Ele nunca vem em primeiro??? (E olha que "aquele que vem segundo" é a versão "boazinha" do nome...algumas interpretações bíblicas traduzem "Ya-akov" como "o enganador"...Não é à toa que, a partir de Gênesis 32:28, Jacó abandona esse nome e passa a ser Israel, que significa "Reina com Deus")

Isso tudo para falar que, o significado e a história do nome tem, para mim, uma certa importância. Depois que descobri que Felipe = aquele que ama cavalos, não dava mais para escolher esse nome, por exemplo... E vou dizer, encontrar nomes com significados e histórias bacanas não é uma tarefa fácil. Alfredo, por exemplo, quer dizer "conselheiro de duendes"... não dá, né?! Olivia significa simplesmente "oliveira" (a árvore que dá azeitonas, sabe?!) Não fede nem cheira...mas aí voltamos para o critério #3 e me lembro da Olivia Palito (e aí fico me perguntando como é que a minha geração pode gostar TANTO desse nome...será que ninguém se lembra como a Olivia Palito era uma chata insuportável?!?!)
Detestava a Olivia...ela era MUITO enjoada!

Tudo isso para dizer que, uma das coisas mais importantes na escolha do nome do Cub (para mim, tá? Porque meu marido é mega tranquilo e para ele basta "soar bonito") era que o nome tivesse um significado e/ou uma história bacana e forte (nada de "amar cavalos" ou "aconselhar duendes").

Resumindo: o nome do Cub tem que
1) ter a letra "h"
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio
4) existir em inglês, português, francês e espanhol, sem mudanças profundas na pronuncia
5) ter um significado legal

E pronto! Essas foram as cinco exigências (ou seriam chatices?!) para escolher os nomes do Cub. No próximo post, a grande revelação dos nomes (potenciais) do Cub, já que temos uma versão masculina e uma versão feminina :) 

Labels: