Monday, November 25, 2013

Limpando a casa com vinagre, álcool e lavanda (e só!)

Eu não sou muito ecológica... Reciclo, tento re-usar/re-aproveitar, mas reduzir não é um dom que eu possuo. Amo bichinhos, gosto bastante da natureza, evito desperdiçar água e luz, mas não sou do tipo que faz o cálculo do "carbon footprint" dos bens (se bem que deveria, né?!)

Mas, em um aspecto, até que tento ser "granola," "crunchy", "green" ou meramente, natureba. Pelo seguinte, eu DETESTO produtos extremamente químicos, principalmente na hora de limpar minha casa e cuidar da minha pele. Só o cheiro de produtos químicos já é o suficiente para me deixar tonta...

Por isso, há quase dois anos que eliminamos todos os produtos de limpeza não-naturebas daqui de casa. Hoje em dia, limpamos a casa com vinagre branco, álcool, bicarbonato de sódio, e óleos essenciais (lavanda, eucalipto, melaleuca são os que mais usamos), e água oxigenada. E a casa fica limpinha, desinfetada e mais importante: sem produtos abrasivos químicos! (Além da casa ficar livre de produtos super-tóxicos, a gente ainda economiza um bom dinheirinho, porque esses produtos são MUITO mais baratos do que Veja, Pinho Sol, etc.)

Vinagre branco, a gente usa para tudo. Estudos mostram que o vinagre branco genérico (5% de acidez) mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes e virus. Além disso, vinagre branco também é ótimo para amaciar as roupas na máquina de lavar, ao invés de usar um amaciante cheio de químicos que dão alergia...(e não, as roupas não ficam com cheiro de vinagre) A única coisa que vinagre não limpa é granito/mármore. Quer dizer, até limpa, mas você corre o risco do vinagre corroer a pedra :(


Bicarbonato de sódio é bem multiuso (e já falei sobre como o utilizo para limpar panelas queimadas, fogão sujo e até tirar o cheirinho eca de roupas)

Óleo essencial de lavanda e de melaleuca são antibacterianos e anti-sépticos (sendo que melaleuca também é um excelente antifúngico e antivirótico)

Faço todas as "receitas" dos desinfetantes naturebas (a grande maioria encontrei no Pinterest) e elas duram e limpam bem!

Por exemplo, para limpar o piso de madeira daqui de casa, uso a seguinte receita:
1 xic de água distilada (ou fervida)
1 xic de vinagre branco
1 xic de álcool
2-3 gotinhas de sabão líquido (pode ser o de lavar louça mesmo, ou melhor ainda, sabão de castela)
5-10 gotinhas de óleo essencial de lavanda
3 gotinhas de óleo de melaleuca
Misturo tudo numa garrafinha de spray e pronto! Depois de tirar o pó, uso essa solução no chão, esfregando de leve com a minha "Haan." Fica um cheirinho delicioso de lavanda e o chão fica lindo, brilhoso e limpinho! (MUITO melhor que usar Pinho Sol ou qualquer outro produto tóxico...)
Essa receita para limpar o piso eu peguei aqui: http://naturesnurtureblog.com/2012/04/19/homemade-floor-all-purpose-cleaner/

Para limpar superfícies da cozinha (ou do banheiro, desde que não sejam de vidro), eu uso:
1 xic de água
1 xic de vinagre branco
5-10 gotinhas de lavanda/melaleuca.
Tudo misturado numa garrafinha spray.

Para limpar vidro:
3 xic de água
1 xic de álcool
E só! Prático, né?!

Para tirar aquele mofo nojento do banheiro: misturo vinagre branco (1 xic) com umas 5 gotinhas de melaleuca e pronto! É só esfregar com um esponja depois que o mofo todo vai embora. Outra alternativa é usar água oxigenada.

Para desinfetar tábuas de cortar (principalmente as que usamos para carnes/aves/peixes): borrifar com água oxigenada, que mata bactérias, inclusive salmonella.

Dizem que água oxigenada com bicarbonato de sódio também é excelente para limpar assadeiras, mas ainda não experimentei. Para quem quiser tentar, aqui um antes e depois:
A dica é daqui.

5 comments:

  1. Helen, quantas dicas boas, eu também ando cada vez mais com aversão a produtos químicos em geral. Já testei o vinagre como amaciante e realmente funciona, preciso voltar a usar. Além disso, eu despejo um litro na lavadora de roupas uma vez por mês e deixo ela fazer o ciclo normalmente, ajuda muito na limpeza e manutenção dela.

    bjs

    ReplyDelete
  2. Coincidentemente essa semana vi um post sobre as mil e uma propriedades do vinagre, usei inclusive para a limpeza interna dos armários de cozinha, misturado com gotinhas de detergente e água. Vinagre é mesmo um Bombril :-)

    ReplyDelete
  3. Muito legal e informativo! Aqui usamos bastante o vinagre, limpamos praticamente tudo com ele, além de usarmos nas roupas também. Pra tirar cheiros ruins usamos um spray com bicarbonato e óleo essencial. Funciona muito bem, não agredimos o meio ambiente com produtos altamente químicos, evitamos alergias na Brisa e ainda economizamos uma boa grana!

    ReplyDelete
  4. Acho que vou adotar essas dicas. Produtos de limpeza aqui estão pela hora da morte.
    beijocas

    ReplyDelete
  5. Favoritei pra fazer essa receita dps. Eu uso bastante vinagre e bicabornato em casa, não uso mt outros produtos pq fiquei com medo dos cachorros desenvolverem problemas de pele já que BFs são famosos por suas alergias a produtos de limpeza, mas acabou que nenhum dos dois tem nada. Agora o que uso mt aqui é o lysoform, por causa do marido. Lavo as roupas dele todas com lysoform, dps lavo a maquina so com afgua e lysoform e so dps as outras roupas da casa. Sei lá, tenho paranoia de uma mega bacteria de hospital, sabe? rs ele qd chega do hospital vai direto pro banho e as roupas direto pro cesto separado. í acabou que eu uso lysoform na casa tb, diluido em agua. Deixo num spray ja pronto pra qd os meninos aprontam pela casa eu ja limpar. Acho que nesse caso, hospital, é melhor seguir com o lysoform, ne?
    Agora to precisanod testar novas receitas no piso do pato novo que é UÓ. Nos quartos é branco, mas ta gasto. Eu tneho que aspirar primeiro pra pegar os pêlos, e dps passar o mop pra limpar. E se dou mole e os meninos pisam antes de secar ja era, suja na hora.Na sala refizeram o sinteko, mas olha, mt ruim. Eu antes passava so pano com agua pura ou lysoform diluido na outra casa e aqui nada tem dado jeito. Vou testar a receitinha assim que der (preciso ver onde vende os oleos essenciais).
    Adorei esse seu haan ai, hein. Aqui uso aspirador e mop e ja tava me sentindo "muderna" hahaha
    bjs!!

    ReplyDelete